Tudo sobre【PLANTA-JADE】ᐅ Como cuidar | Preços | Significado

Você já ouviu falar em planta jade? Pode ser que o nome seja uma novidade para você, mas essa planta já entrou na lista das queridinhas quando o assunto é planta fácil de manter, com significados importantes e que traz uma beleza única para a decoração com um toque de verde.

E se você vem procurando dicas de plantas para ter dentro de casa ou no jardim, no post trouxemos todas as informações que você precisa saber sobre planta jade, além de dicas de como cuidar da espécie, e inspirações incríveis para incluir a planta na decoração interna ou paisagismo.

0 planta jade

Tópicos

 

O que é planta-jade? #características

A planta jade, conhecida também como árvore da amizade, árvore do dinheiro, planta da sorte ou bálsamo de jardim, é a espécie denominada cientificamente de Crassula ovata.

Essa espécie originária da África tem porte arbustivo e pertence ao grupo das plantas suculentas, uma vez que suas folhas são capazes de armazenar água e nutrientes necessários para sua sobrevivência.

Entre as características da espécie, a planta tem ramos grosso e folhagem perene, que não cai. O crescimento do caule pode trazer características lenhosas, e o nome popular de planta jade é recorrente da coloração de suas folhas verdes  e com brilho.

A espécie também tem floração, que acontece entre o início do outono e começo do inverno, resultando em pequenas flores de coloração branca ou rosa.

o que é planta jade

Um erro muito comum é a confusão entre planta jade, da família das suculentas e de nome científico Crassula ovata, e planta jade vermelha, uma espécie de trepadeira com flores vermelhas, e de nome científico Mucuna bennetti, que não tem nenhuma relação com a espécie que estamos falando – planta jade.

 

Qual o seu significado?

Existem muitos significados associados a essa espécie, como a possibilidade de trazer boas amizades, riquezas, boa sorte, crescimento, renovação e amizade verdadeira.

A planta também costuma ser associada a vida profissional, e pode ter o simbolismo de alavancar e melhorar a carreira.

Assim, é bastante comum que a planta seja dada como presente, felicitando amigos, casais recém formados e pessoas que conquistaram um novo emprego.

No Feng Shui, a planta jade tem significado de equilibrar as energias do ambiente e das pessoas.

 

Quanto custa em média? #preço

O preço da planta jade pode variar bastante de acordo com seu tamanho e formação, assim, as opções mais baratas custam em torno de R$ 20,00, preço para mudas de espécie.

 

Como cuidar da planta-jade?

A crassula ovata é uma espécie que pode ser cultivada dentro ou fora de casa, e alguns cuidados básicos podem manter a planta saudável e linda!

  • Iluminação: para o pleno desenvolvimento da espécie, é ideal que a planta seja cultivada em local de muita luz, o que ajuda em seu crescimento. No entanto, a luz não deve bater diretamente na planta, uma vez que a incidência de raios solares diretos na espécie, pode queimá-la. Assim, o cultivo deve ser em local com boa luminosidade solar, mas sem exposição constante ao sol, como é o caso do cultivo próximo a janelas.
cuidados e como cultivar planta jade
O cultivo próximo a janela é ideal para que a planta receba bastante luz
  • Clima: a espécie crassula ovata se adapta bem a locais com temperatura entre 20 °C e 25 °C, e pode não resistir a temperaturas muito baixas.
  • Rega: a planta pertencente a família das suculentas armazena água em suas folhas, por isso, necessita de poucas regas. No verão, a rega pode acontecer 2 vezes por semana, enquanto no inverno, a frequência de rega deve diminuir. O ideal é verificar a necessidade de rega colocando o dedo na terra, e quando a terra estiver completamente seca, é hora de dar água para a plantinha, o que evita o encharcamento da terra, e consequente apodrecimento das raízes e queda das folhas.
  • Adubação: para estimular a floração e crescimento da planta, é indicado a adubação no período da primavera e verão, que pode receber fertilizantes orgânicos e adubos específicos para suculentas.

como cuidar de planta jade

Como plantar e fazer mudas?

Para fazer a reprodução da planta jade e criar mudinhas da espécie, a maneira mais indicada é fazer isso através do processo de estaquia.

Para a estaquia, escolha um galho bonito de uma planta crescida e saudável, corte o galho e deixe-o secar até que apareça uma capa protetora no local onde houve o corte. Em seguida, coloque o galho em uma solução de hormônio para enraizamento e em depois plante o galhinho.

Para o plantio, o ideal é usar vaso de barro ou argila, que drenam bem a água, evitando que a espécie fique encharcada, o que pode causar apodrecimento da raiz.

Para a espécie ser plantada, faça uma mistura de terra de jardim, perlita (pequenas pedrinhas) e areia, mistura que ajuda a manter a terra com boa drenagem.

Plante o galho nessa terra e mantenha os cuidados necessários com a planta para o seu pleno desenvolvimento.

como plantar crassula ovata
O plantio deve ser feito em terra com boa drenagem

Fotos e inspirações de planta-jade

Dentro de casa / Em Vaso

decoração com vaso com planta jade

Uma inspiração para o cultivo da planta dentro de casa, é essa ideia de usar a espécie como uma planta para sala, uma vez que a planta se adapta muito bem ao cultivo em vasos.

Na inspiração decorativa, a planta já é bem desenvolvida e forma uma espécie de arbusto em vaso, decorando o cantinho da sala e dando um toque verde ao ambiente e ao lado da poltrona.

O local da planta é uma boa aposta para a decoração, mas também favorece o crescimento da espécie, uma vez que planta fica em local com boa luminosidade.

planta jade no vaso para decorar sacada
A planta foi usada para decorar a sacada

vaso com planta jade

vaso com planta crassula ovata
O vasinho divertido traz a espécie de folhas verdes
planta crassula ovata em vaso
O vaso de metal traz a espécie crassula ovata
planta para cultivar dentro de casa
A planta de porte médio foi cultivada em vaso
árvore do dinheiro em vaso
O vaso foi mantido em local com boa luminosidade
planta jade grande na decoração
A planta em caso decora a sala

vaso com planta jade grande

decoração de sacada com planta jade
A planta aparece em vaso decorando a sacada fechada
vaso com planta jade média
A planta foi cultivada em vaso menor e decora a mesa de jantar
planta para decorar interior da casa
O cultivo próximo a janela garante que a espécie receba bastante luminosidade

planta jade cultivada em vaso

No Jardim / Área Externa

jardim com planta jade florida

A espécie também pode se adaptar ao cultivo em área externa, e a proposta aqui traz o arbusto cultivado diretamente no solo, em meio ao jardim gramado.

Na inspiração de paisagismo, o cantinho garante o destaque necessário para a crassula ovata e traz a planta bem formada em um arbusto em meio ao jardim.

Na foto, a planta aparece em seu período de floração, e traz buquês com pequenas flores brancas em todo o arbusto.

planta da amizade para área externa

jardim externo com plantas jade
As plantinhas seguem o cultivo ao estilo bonsai
vaso externo com planta da amizade
A plantinha foi usada para decorar um jardim vertical
vaso de planta da sorte
A planta da sorte foi cultivada em vaso em meio ao jardim gramado
área externa com planta crassula ovata
O vaso com a espécie decora a área externa
jardim com vasos e planta da amizade
O jardim é composto de vasos com suculentas e a espécie Crassula ovata

cultivo de planta jade em vaso no jardim

planta jade em vaso no jardim
O vaso com a espécie foi usado em meio ao jardim externo
planta jade cultivada no jardim
A exposição ao sol deixou as folhas com coloração avermelhada
jardim externo com planta jade na terra
A planta completa o projeto paisagístico

planta jade cultivada no jardim

Você já conhecia essa espécie? Se ainda não, que tal se render a essa plantinha de beleza única e repleta de bons significados? Aproveite as dicas e inspirações do post e aposte na decoração com essa espécie.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.