Árvores para calçadas – As 18 melhores e mais bonitas espécies!
Quais são as melhores árvores para calçadas? Felizmente, há muitas espécies perfeitas para ornamentar a entrada de sua casa, chácara, jardim, etc. Podem ser árvores de pequeno porte, que crescem rápido, com flores e frutos, enfim, diversas opções.
Com certeza as árvores são essenciais para renovar o paisagismo de um local, por isso vale a pena conhecer os melhores tipos para plantar na calçada e deixá-la mais bonita. Além de uma fonte de sombra, ainda há a beleza que impacta diretamente na decoração externa.
Para se inspirar, leia nosso guia com as melhores espécies de árvores para calçadas com ótimas dicas e lindas fotos.
Tópicos
Por que você precisa plantar árvores em calçadas? Segundo especialistas, são várias vantagens:
- É uma fonte essencial de sombra, ideal para aumentar o bem-estar, sendo um belo local para relaxar, ler um livro, conversar com os amigos, etc.
- Atrai pássaros e deixa sua fachada mais bonita;
- Renova a decoração da entrada da casa; sobretudo as árvores floríferas;
- Fonte de frutos que podem ser consumidos de modo natural, mais saudáveis e orgânicos;
- Melhora no paisagismo de toda a rua, deixando uma área urbana mais verde, por exemplo.
Cuidados antes de escolher árvores para calçadas:
- Se você vive em grandes cidades, não é indicado plantar uma árvore na calçada por conta própria. Assim que cresce, a árvore pode atingir a rede elétrica ou tubulações, fatores que inclusive geram multas;
- Sendo assim, é ideal contar com o apoio de um especialista ou serviço próprio do setor de Meio Ambiente do local. Arquitetos e paisagistas também podem ajudar, sobretudo para medir o espaço;
- Prefira árvores nativas e de pequeno porte, para que não causem danos à calçada;
- Do mesmo modo, os cuidados são primordiais – regas, adubação e podas fazem parte da manutenção;
- Além disso, árvores que soltam muitas folhas sujam a calçada e podem ser um problema. Logo, é fundamental manter o espaço sempre limpo – para que, inclusive, não atraia insetos e animais peçonhentos.
- Evite árvores com espinhos, galhos pontiagudos e irregulares, raízes grandes e agressivas, bem como folhas ou frutos tóxicos.
Uma boa dica é buscar mudas de árvores que são distribuídas gratuitamente por instituições e órgãos especializados. Assim, você pode até contar com uma boa orientação de profissionais da área para definir a espécie, plantar e cuidar de sua árvore.
Melhores espécies de árvores para calçadas
Para ajudar você a conhecer as melhores espécies de árvores para calçadas, fizemos uma lista com as principais opções + as características e outras informações essenciais.
Árvores para calçadas estreitas
Calçada estreita é um problema em muitas áreas. Sendo assim, você deve fazer uma boa pesquisa para escolher uma árvore que não ocupe todo o local e, mais que isso, que não estrague a calçada conforme o crescimento. Do mesmo modo, não deve atingir muros ou a rede elétrica com seus galhos – isso vale para qualquer espécie.
Quaresmeira: uma das mais convencionais árvores para calçadas. Apresenta folhagem perene (quando as folhas não caem), evitando que a área fique suja. Além disso, dá lindas flores roxas, deixando a fachada deslumbrante. Comum em todas as regiões do Brasil, sobretudo em locais como clubes, parques e sítios.
Pata de Vaca: árvore de porte pequeno que não atinge grande altura, por isso se adapta bem a calçadas estreitas. Suas folhas apresentam propriedades terapêuticas, por isso são utilizadas na confecção de chás e cosméticos. Todavia, solta muitas folhas, por isso exige limpeza frequente.
Jacarandá: árvore clássica e florífera, comum em áreas urbanas – sobretudo na fachadas de prédios e empreendimentos. É bastante conhecida e embeleza o ambiente, além de ter um tronco forte e resistente que permite longa vida.
Ipê Amarelo: outra árvore popular e fácil de ser reconhecida. As flores são um detalhe a parte, capazes de renovar qualquer fachada com sua beleza iluminada e estonteante. Além do ipê amarelo, há outras variações. Entretanto, algumas crescem demais, o que pode ser um problema para algumas áreas e calçadas.
Árvores de crescimento rápido
Para uma renovação intensa na decoração da fachada de sua casa, é indicado escolher árvores de crescimento rápido. Sendo assim, logo elas atingirão o porte correto, ganharão flores e deixarão a entrada ainda mais bela. Algumas, inclusive, contam com pequenos frutos. Com os cuidados básicos, em pouco tempo a árvore estará no padrão ideal.
Oiti: extremamente popular nas calçadas das grandes cidades. O plantio, inclusive, é paralelo em toda uma área, seja na frente de casas ou em parques, por exemplo. A copa é bem definida e o porte médio.
Imperatriz: segundo os botânicos, em menos de um ano a imperatriz já tem uma formação evidente, capaz até de gerar sombra. Apresenta porte médio e ainda tem lindas flores roxas.
Aroeira: árvore de pequeno porte ideal para calçadas estreitas. Muito comum em projetos de arborização de cidades, justamente porque cresce rapidamente. Além disso, frutos, folhas e até o tronco são utilizados em produtos terapêuticos, em cosméticos e até na culinária.
De pequeno porte
Para quem vive em áreas urbanas, é interessante escolher árvores para calçadas de pequeno porte. Elas têm crescimento discreto, exigem baixa manutenção, fazem pouca sujeira e não ficam irregulares. Logo, são perfeitas para grandes centros, calçadas movimentadas e espaços de convivência.
Cerejeira: quando floresce, encanta a todos com suas flores rosa magníficas. Está entre as árvores mais lindas do mundo, por isso é plenamente indicada para calçadas. Originária do Japão, se adapta muito bem ao clima brasileiro.
Ácer: árvore de pequeno porte bastante comum em áreas interioranas, sobretudo em parques. Quando floresce, fica completamente com aspecto vermelho, valorizando qualquer fachada.
Pau-Fava: atinge até 8 metros de altura e ainda é uma boa árvore de sombra. Parece uma árvore comum, mas se transforma totalmente quando solta lindas flores amareladas. Conhecida também como fedegoso.
Floríferas
As árvores floríferas são charmosas e renovam completamente o ambiente. Deixam a fachada mais bonita e se destacam em meio ao cinza das grandes cidades, valorizando um espaço mais verde. Árvores com flores ainda são ideais para jardins, para chácaras, pomares e qualquer local, sobretudo aquelas com flores de cores de destaque (vermelho, rosa, amarelo, branco, etc.).
Resedá: árvore bastante comum em projetos de paisagismo, possui lindas flores em cor rosa que valorizam a fachada. Não atinge grande altura, porém é decídua – ou seja, perde muitas folhas rapidamente. Além disso, precisa de podas.
Flamboyant: boa opção de árvore de sombra. A copa é grande e fica ainda mais bela quando floresce, já que as flores vermelhas se misturam ao verde das folhas. Exige manutenção. Resistente ao calor, sendo uma boa alternativa para quem vive em grandes cidades.
Magnólia: perfeita para áreas urbanas. Tem porte médio e quanto floresce se destaca por uma beleza exuberante, capaz de transformar completamente o ambiente. As flores são perfumadas e charmosas.
Frutíferas
Além de plantar uma árvore em sua calçada, que tal contar com deliciosas frutas que podem ser colhidas quando você quiser, de modo orgânico e natural? Há ótimas espécies de árvores frutíferas de pequeno porte e que crescem rápido, como as jabuticabeiras e os mamoeiros, por exemplo. Do mesmo modo, são capazes de atrair pássaros e deixar sua fachada ainda mais bonita e renovada.
Amoreira: árvore de rápido crescimento e porte médio. Os frutos são conhecidos no mundo todo, seja para o consumo fresco e direto do pé ou em diversas receitas. Além disso, as folhas da amoreira possuem propriedades terapêuticas, utilizadas para chás e tinturas. O aspecto dos frutos ainda renova a beleza da planta, deixando sua calçada mais charmosa.
Jabuticabeira: o símbolo do Brasil, uma árvore com frutos deliciosos que crescem diretamente sobre seu tronco. Adaptável a locais com clima quente e tropical, seja em áreas rurais ou urbanas. Perfeita para atrair pássaros. Todavia, necessitam de manutenção frequente.
Mamoeiro: árvore clássica que cresce fácil e rápido. São perfeitas para calçadas pois não apresentam galhos irregulares. Entretanto, podem ficar bem altas, portanto é indicado estudar bem a área para que não atinja a rede elétrica. Já o fruto dispensa apresentações, sendo um dos mais consumidos no país e no mundo inteiro.
Jambeiro: uma árvore com copa bem alinhada e de porte médio. Seus frutos são doces e utilizados em muitas preparações, com um cheiro essencialmente agradável – que começa desde o florescimento. O tronco é reto e é capaz até de gerar sombra, por isso pode ser uma boa opção para sua calçada.
Araçá: possui diversas variações, sendo o araçá-rosa um dos mais comuns no Brasil. Tem pequeno porte e é bastante comum em áreas urbanas e em áreas de restingas. O fruto é delicioso e a madeira bem forte. Para se ter ideia, alguns tipos ainda se adaptam ao plantio em grandes vasos.
Onde encontrar/comprar mudas de árvores para calçadas?
Segundo nossas pesquisas, você pode pesquisar em lojas de paisagismo, de produtos para jardim e horta, bem como em sítios e viveiros. O preço varia conforme a espécie.
A partir deste guia, esperamos que você possa escolher quais as melhores árvores para a sua calçada. Avalie cada espécie, pesquise e tire suas dúvidas com um especialista. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.