Chafariz para jardim – 45 modelos magníficos para decorar!

Propostas de decoração com chafariz para jardim são essencialmente clássicas. Trata-se de um hábito muito antigo que, segundo historiadores, começou antes de Cristo.

A época dos grandes imperadores da Europa já destaca o uso de chafarizes na ornamentação de grandes jardins, não é à toa que essas peças são tradicionalíssimas em países como França e Itália.

De fato, o chafariz muda completamente o cenário externo de residências, parques, praças e demais locais. Quanto mais sofisticados, mais impressionantes. Entretanto, há versões de diversos estilos diferentes – por isso, com certeza você encontrará várias opções para o jardim de sua casa.

Para saber mais e se inspirar com muitas fotos, acompanhe nosso guia completo. 

Tópicos

chafariz de jardim
Tudo sobre chafariz de jardim neste guia completo!

Sobre o chafariz

Chafariz, fontanário ou fonte é um tipo de construção utilizado para jorrar água, com a proposta de ornamentar áreas externas e, de modo funcional, servir de bebedouro para animais e melhorar a umidade do ar.

Conforme salientamos, essas peças são utilizadas na decoração da área externa há muito tempo. Para se ter ideia, algumas perduram até hoje e fazem parte do cenário de diversas cidades – como a Fonte Trevi, em Roma (Itália), considerada a mais famosa do mundo.

A proposta decorativa do chafariz é encantadora e bem simples. O aparato se destaca pela versatilidade de formatos, materiais, acabamentos e adornos. Há desde construções simples de cimento até modelos exuberantes, com várias esculturas e materiais nobres.

chafariz branco de jardim

Além disso, você pode instalar em qualquer lugar, seja ao centro, perto da entrada, na calçada, enfim. O porte também depende do espaço disponível na área externa, assim como os detalhes na peça. Com tantas possibilidades, muitas pessoas costumam encomendar para empresas e profissionais especializados, assim o modelo fica de acordo com sua preferência.

Por outro lado, há inúmeros modelos prontos de chafarizes. A vantagem é que sempre você encontrará um tipo adaptável ao seu jardim, mesmo se o espaço é reduzido. De modo geral, uma dica é harmonizá-lo com o estilo decorativo da fachada e com demais elementos, como muros, piscinas e tudo ao redor.

Você pode se inspirar em jardins, parques e áreas públicas famosas. Aqui no Brasil há muitos exemplos em áreas urbanas e no interior!

chafariz pequeno de jardim

Fotos e modelos de chafariz para jardim

Quando se trata de uma residência, é ideal instalar o chafariz para jardim em um local estratégico, que valorize todo o paisagismo da área e não atrapalhe – ainda mais se você pensa em comprar um modelo grande.

Se achar necessário, o trabalho de um paisagista pode ajudar bastante, tanto na escolha do chafariz quanto na harmonização com todo o espaço.

Outra ideia interessante é contratar mão de obra especializada para construir o chafariz passo a passo. Assim, a peça fica totalmente adaptada ao seu projeto. Mas se você preferir comprar uma peça pronta, a instalação é simples, basta se atentar ao sistema de funcionamento para jorrar água.

De modo geral, indicamos escolher um modelo silencioso, ainda mais se o jardim é pequeno. Já o acabamento pode ser seguir um padrão moderno, rústico, clássico, enfim.

chafariz de jardim 1

Conheça os modelos de chafariz para jardim mais populares e encante-se com lindas imagens.

Chafariz de cimento

O chafariz de cimento/concreto é o mais tradicional em jardins residenciais, pois se destaca pela variedade de tamanhos e formatos. Além disso, há diversos preços de acordo com o modelo.

Em muitos casos, é possível até fazer o chafariz usando o cimento como base. Uma versão de dois ou mais pratos pode ser confeccionada com moldes como latas ou instrumentos arredondados. No vídeo abaixo, foi usado um ventilador:

O modelo apresentado é bem simples e conta com acabamento de pedras e tinta. A vantagem do cimento é a ornamentação final, além de ser um insumo barato e fácil de manipular.

Esse vídeo é boa inspiração para fabricar um chafariz de cimento passo a passo. No caso, para jorrar a água, basta instalar uma bomba de pequeno porte. Por outro lado, vale deixar a base bem sólida para ficar fixa no solo.

Em muitas lojas há diversos tipos de chafariz, desde modelos simples até os mais sofisticados:

chafariz para jardim 1 chafariz com anjo chafariz com cimento chafariz com passaros

A peça pode ter dois, três ou vários pratos. O padrão geral é que o primeiro seja grande e os outros menores, para que a água jorre de uma estrutura para outra durante o funcionamento.

As esculturas são boas ideias de decoração da peça. As mais comuns são de anjos (conceito clássico) e de animais, como pássaros e peixes.

chafariz de cimento chafariz enorme para jardim chafariz grande para jardim chafariz simples

O chafariz de cimento se destaca pela resistência e durabilidade, seja em relação ao sol e as chuvas, por isso pode ser exposto na área externa tranquilamente. A decoração ao redor da peça também conta bastante. Vale revestir o piso, fazer um canteiro, plantar grama ou flores, enfim.

lindo chafariz para jardim modelo de chafariz de cimento

Chafariz de parede

O chafariz de parede chama atenção pelo design exuberante e pela possibilidade de adaptação em qualquer local. Por isso, é uma ótima opção para espaços reduzidos e para estilos minimalistas.

Esse modelo também é amplamente usado em muitos projetos. Você pode comprar uma peça pronta para instalar em estruturas montadas de alvenaria, seja na entrada da casa, próximo à piscina, em uma parede de canto, enfim.

O corte da peça faz toda a diferença na decoração e deve combinar com outras peças presentes no jardim, como bancos, mesas, pergolados, assim como a fachada da casa. A vantagem é a grande possibilidade de acabamentos. Os modelos rústicos são clássicos e perfeitos para a área externa.

chafariz azul de parede chafariz de parede chafariz decorado chafariz grande de parede

chafariz lindo de jardim

O charme rústico de chafarizes e fontanários vintage valorizam a decoração de jardins, seja um modelo compacto ou de grande porte. As cores neutras se destacam, como marrom, cinza, bege, por exemplo.

chafariz rustico como instalar chafariz modelo de chafariz grande

O chafariz com cabeça de leão é outro modelo tradicional visto em muitas áreas públicas e residências em geral. O leão é o animal imponente que embeleza a fachada, por isso a escultura do animal é comum em diversos lugares.

chafariz de leão lindo chafariz de parede

Por outro lado, uma tendência bacana é apostar em revestimentos no acabamento da peça. Os azulejos coloridos e estampados são boas ideias para a ornamentação das fontes, conforme mostram as imagens.

chafariz colorido chafariz grande para parede

Vale destacar que, no caso do chafariz de parede, é possível montar passo a passo de modo simples. Basta comprar a pia (estrutura) e a torneira (saída de água) e acoplar a uma estrutura de alvenaria. Depois, é só aplicar revestimento, tinta, entre outras técnicas.

fonte simples

Chafariz para jardim pequeno

Um jardim pequeno também pode ter um lindo chafariz. Há modelos fáceis de instalar, alguns fixos no solo e outros que podem ser colocados em diferentes locais (perfeitos para quem gosta de mudar o paisagismo da área externa frequentemente.

São muitos tipos de diversos materiais diferentes, com um acabamento simples ou arrojado. O preço é menor em relação aos fontanários grandes, além da possibilidade de ornamentar áreas planejadas com jardim de inverno ou jardim japonês.

chafariz para jardim chafariz pequeno para jardim chafariz pequeno triplo chafariz redondo chafariz

Os fontanários pequenos são super charmosos, perfeitos para incrementar canteiros, pequenos pomares, pergolados, entre outros espaços.

lindo chafariz para jardim pequeno modelo de chafariz pequeno


Onde comprar chafariz para jardim?

Muitas lojas vendem modelos prontos para serem instalados, com uma grande diversidade de tamanhos, formatos, materiais, entre outros detalhes. O preço varia conforme esses fatores. Há peças simples a partir de 500 reais. Já as maiores e exuberantes ultrapassam 20 mil reais.

De qualquer forma, vale fazer pesquisas e orçamentos. Algumas dicas de lojas:

  1. Quinta Dell’Arte
  2. Arte Fontes
  3. Bellas Artes

De fato, o chafariz para jardim é uma boa opção para renovar o paisagismo da área externa. Acima de tudo, escolha uma peça bonita e funcional, ideal para seu projeto.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe. Até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.