Como trocar chuveiro?【2024】► Passo a passo rápido e fácil!

Está com o chuveiro queimado ou quer trocá-lo por um modelo melhor? Sabia que há como trocar chuveiro sem precisar contratar um especialista?

Hoje em dia isso é muito comum, na verdade, principalmente no exterior. Mas aqui no Brasil está crescente os reparos realizados feitos de modo caseiro.

Como trocar chuveiro 4

A saber, pessoas que nunca tiveram contato com eletricidade conseguem trocar o chuveiro de casa sem gastar com mão de obra extra. Tudo depende se ela tem as orientações corretas e, claro, saber bem o que está fazendo para realizar a troca com segurança.

Não é uma tarefa difícil, por incrível que pareça! Todavia, requer atenção e as peças certas.

Pensando em lhe ajudar com isso, elaboramos esse post para mostrar o passo a passo de como trocar o chuveiro de forma simples. Acompanhe!

Tópicos

dicas de como trocar chuveiro
Confira nesse post o passo a passo para trocar o chuveiro de forma segura!

Como trocar chuveiro? – Passo a passo

Antes de mais nada, é necessário saber quais são as ferramentas que você deve ter em mãos para a troca do chuveiro. Basicamente, você precisará dos seguintes itens:

  • Chave de Fenda
  • Chave Philips
  • Alicate universal
  • Estilete
  • Conector de porcelana três fios
  • Fita isolante
  • Fita veda rosca

Pode ser que você já tenha esses materiais em casa, uma vez que são sempre necessários para reparos comuns. Caso não os tenha, qualquer depósito / loja de construção tem essas peças para compor seu kit “troca de chuveiro”!

Materiais para troca do chuveiro - Fonte: Porto Seguro
Fonte: Porto Seguro
materiais como trocar chuveiros
Fonte: Porto Seguro

Com essa listinha de materiais em mãos, vamos ao passo a passo de como trocar o chuveiro.

Dica importante: Sempre desligue a energia quando for realizar qualquer manutenção com o chuveiro, é com a troca não é diferente. Nunca se esqueça disso, é a principal medida de segurança. 

Fez isso? Então agora sim! Inicie a troca seguindo os passos a seguir:

Passo um

Escolha o chuveiro ideal. Leve em consideração o fatores como: pressão da água, gasto de energia, qualidade do material, estilo de banho que deseja. O jato influencia muito nessa hora, afinal, o banho pode ser um bom momento de relaxamento, além da higiene diária.

instalar chuveiro elétrico
Escolha o melhor modelo de chuveiro para você e sua família!

Passo dois

Com o chuveiro novo comprado, você precisará remover o chuveiro antigo. Nesse passo, você deve desligar o disjuntor do banheiro e também fechar o registro da água. 

De forma alguma você deve trocar o chuveiro com o disjuntor ligado. É choque na certa se você fizer isso, portanto tome muito cuidado.

Como trocar chuveiro

Passo três

Separe os materiais necessários, que são basicamente os que citamos anteriormente aqui nesse post. Pode até ser que você nem use todos eles, mas é bom tê-los por perto. 

Passo quatro

Para remover o chuveiro antigo você precisa, primeiramente, arrancar todas as fitas isolantes antigas. Se o disjuntor já estiver desligado, você não precisa ter medo de levar choque. Depois disso, desconecte os fios ligados à rede elétrica. Normalmente são 3 fios, 2 ligados à eletricidade, e o outro é um fio terra que de modo geral é sempre verde.

Dê uma olhadinha em ilustração que mostra a fiação básica do chuveiro:

Troca de chuveiro 1

Passo cinco

Remova o chuveiro com cuidado. Tenha calma nessa hora para não fazer força ou movimentos bruscos, o que pode ocasionar na quebra do cano, danificar outras partes do chuveiro e até mesmo do revestimento de seu banheiro.

Passo seis

Agora é hora de vedar o cano que está conectado na parede para evitar possíveis acidentes. De acordo com especialistas em hidráulica e elétrica, oito voltas com a fita veda rosca é o suficiente para ter segurança e poder implementar um novo chuveiro no local sem possibilidade de vazamentos. 

como trocar chuveiro 1

Passo sete

Conseguiu realizar a retirada do chuveiro antigo? Então você já poderá instalar o chuveiro novo! Utilize a chave de fenda para ligar os fios no conector de porcelana citado na lista de materiais. Não tenha medo de fazer isso caso a rede elétrica esteja totalmente desligada, certifique-se antes de mexer nisso que ela realmente está off. Deixe os fios bem firmes aos conectores. 

Caso tenha dúvida em relação ao tipo de chuveiro, sugerimos que você dê uma olhada no manual que vêm junto à embalagem do mesmo. Provavelmente lá ele te mostrará também onde deverá ser feita a conexão correta dos fios.

Troca de chuveiro 1

Como trocar chuveiros

Passo oito

Assim que você fizer as conexões dos três frios, use a fita isolante para vedar todos eles, um por um. Isso vai evitar que eles fiquem expostos, assim como possíveis choques. 

Passo nove

Agora o seu novo chuveiro está instalado, mas ainda há passos para seguir antes de usá-lo. Como ele já está conectado à parede e vedado, pode ligar o registro de água, mantendo a posição do chuveiro no “desligado”. Abra o registro do chuveiro e deixe a água correr por um tempinho pra ver se está tudo certo. Ela estará gelada, pois você ainda não ligou o disjuntor.

Desligue o chuveiro e religue a chave da energia elétrica, coloque na temperatura desejada e veja se está funcionando normalmente.

Homem instalando chuveiro

Passo dez

Com o chuveiro completamente instalado, faça uma última checagem. Veja se todas as estações de temperatura estão funcionando perfeitamente. Assim como se a peça está fazendo um barulho que não seja convencional ou com vazamentos.

Caso apresente algum problema técnico, poderá ser preciso levar para troca. Se for vazamento ou respingos, pode ser que tenha ocorrido um erro na hora de instalar a peça.

Dicas finais importantes: Sempre que for mexer com materiais elétricos, nunca esteja com as mãos molhadas, descalço e certifique-se de que o ambiente está seco também.

Como trocar chuveiro 2

Caso não tenha segurança para trocar o chuveiro por si, procure ajuda profissional ou converse com algum parente ou amigo que certamente já realizou esse tipo de serviço e peça ajuda.

Aqui no Decorei também há um post que mostra como ocorre a instalação de um chuveiro do zero. É uma dica para quem está construindo e está nos acabamentos da obra! Leia +: 6 dicas de como instalar chuveiro – Passo a passo fácil!

Como trocar chuveiro 1


Esperamos que você tenha aprendido com nosso post como trocar chuveiro. Faça esse procedimento com segurança, seguindo todas as instruções. Caso tenha dificuldades, sugerimos que peça ajuda profissional.

Aproveite também para ler outros artigos relacionados:

Como tirar ar do cano? ➞ Torneira | Chuveiro | Encanamento

Reforma de Banheiro – 60 Resultados sensacionais + Dicas valiosas!

Lista de material de construção【2020】➞ Como montar a sua?

Volte mais vezes para ficar por dentro das novidades do universo da construção, até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.