Jardim Rústico – 24 ideias inspiradoras e charmosas

jardim rústico 24
Ter um jardim rústico em casa, por menor que ele seja, pode trazer muita leveza e vida ao ambiente. Se você sonha ou planeja ter uma área verde na sua casa para alegrar o espaço, confira as dicas e inspirações desse post.

Grande ou pequeno, um jardim rústico, com certeza, traz uma atmosfera de tranquilidade e leveza ao ambiente. Além de deixar a casa mais bonita, o jardim rústico pode deixar o espaço muito mais arejado.

Gostou da ideia de ter um jardim rústico, mas ainda não sabe por onde começar? Confira!

Tópicos

Fotos e Inspirações de Jardim Rústico

Se você mora em apartamento ou apenas não possui muito espaço, isso não é um impedimento. Procure por espaços que normalmente não são muito explorados, como a área debaixo da escada, uma pequena bancada ou canteiro na cozinha, escritório ou na sala de estar.
jardim rústico 1

Porém, se o seu caso for o contrário do citado acima, tente fazer do seu jardim uma verdadeira fonte de paz e tranquilidade. Acrescente elementos como bancos e pufes, que te permitam desfrutar do ambiente e, até mesmo, receber visitas.

O estilo rústico é uma verdadeira tendência e pode ser explorado não só em jardins e áreas externas, mas também dentro de casa. Para conseguir o toque charmoso, simples e minimalista bem característico, explore elementos como madeira e fibra na decoração.

jardim rústico 16 1 jardim rústico 19

O ideal é que o jardim seja natural. Se optar por plantas artificiais, faça uma boa curadoria para que elas não acabem estragando a beleza do cômodo. Uma boa dica nesses casos, é apostar em aromatizadores de ambiente, que podem funcionar como um paliativo para o aroma natural das plantas. Para compor a atmosfera do jardim rústico, dê preferência a fragrâncias mais herbais.

Com pedras

A decoração em estilo rústico tem sido muito utilizada e pode ser muito democrática. Para compor esse estilo sem muito segredo, o uso de pedras é muito recomendado. Elas podem ser de tamanhos e formatos diversos. Porém, é importante que a cor seja a mais natural possível.

jardim rústico 62 jardim rústico 63

As pedras podem ser utilizadas nos vasos de plantas, decks de madeira ou até mesmo em canteiros de flores. Além de harmonizarem muito bem com o tema, as pedras também minimizam a possível sujeira causada pela terra.

jardim rústico 56 jardim rústico 59

Pequeno e simples

Você tem um canteiro ou um pequeno espaço sem função definida na sua casa? Que tal transformá-lo em seu jardim rústico? Com um pouco de pedra, algumas plantas e elementos em madeira é fácil montar um.

jardim rústico 6 jardim rústico 9

Nesses casos, aposte em plantas de pequeno porte e vasos de cerâmica. Pequenas pedras de rio também caem muito bem em espaços menores. Harmonize o jardim com outros elementos do cômodo, de maneira que, ele o espaço pareça uma verdadeira extensão do pequeno canteiro.

jardim rústico 10
Elementos em bambu do jardim deixam o cantinho mais aconchegante e acolhedor.

jardim rústico 4

Para complementar, outra solução para espaços pequenos são jardins suspensos ou verticais. Que podem ser facilmente ornamentados com um cantinho de leitura ou de relaxamento da casa.

jardim rústico 3

Se preferir mais praticidade, separe um móvel, como uma pequena estante ou prateleira, apenas para expor plantas e outros elementos rústicos.

jardim rústico 26

Para sítio

jardim rústico 43

Se você tem um sítio e deseja decorá-lo com um jardim rústico e está enfrentando dificuldades, nós podemos te ajudar. O desafio aqui está em separar uma parte da natureza local, já que sítios já estão ambientados em áreas de muito verde, destacá-la e deixá-la ainda mais bonita.

jardim rústico 29

Como a disposição do espaço é maior, maiores são as opções de decoração. Porém, também é maior a chance de se perder e não conseguir o sonhado e planejado jardim rústico. Para facilitar, aposte em caminhos de pedras com detalhes em madeira. Esses detalhes deixam o jardim muito charmosos.

É importante definir a preferência de vegetação para o jardim. As plantas podem seguir um estilo mais campestre, com muitas flores e cores, ou mais selvagem, com plantas de grande porte, que trazem muito verde.

jardim rústico 40

Detalhes em madeira, como bancos e elementos de jardinagem também são muito utilizados. Além disso, você também pode optar por móveis em ferro, que combinam com o estilo rústico muito visto em sítios e casa de campo.

Para deixar o seu jardim ainda mais aconchegante e convidativo, que tal uma fonte ou uma pequena cascata? O som da água caindo é realmente revigorante e ajuda a caracterizar ainda mais um pedacinho da natureza dentro de casa.

jardim rústico 44
Cascata de regadores: simples e original.

Outros elementos muito característicos de jardins rústicos são os carrinhos com roda de carroça, pallets e carretéis de madeira, gaiolas, cachepôs, panelas e caldeirões. Assim como móveis e objetos feitos de troncos, palha e bambu.

jardim rústico 12 jardim rústico 17 jardim rústico 18

Para que o charme da decoração não se perca após o anoitecer, capriche na iluminação do jardim rústico com lamparinas e lâmpadas seguindo o mesmo estilo. Ter uma boa iluminação no local é essencial para que a beleza do espaço não se apague durante a noite.

jardim rústico 2 jardim rústico 14

Aproveite as dicas e sugestões, tire o projeto do jardim do papel, monte seu jardim rústico e desfrute desse pedacinho da natureza dentro do seu próprio lar.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.