Modelos de chuveiros – Qual o melhor? + 50 modelos incríveis!

Quais são os modelos de chuveiros mais populares? Como escolher o melhor para sua casa? Parece algo simples, mas é preciso se atentar a uma série de fatores para fazer uma boa compra.

O chuveiro é o item básico de qualquer banheiro e, além de primordial para a higiene, ainda ajuda a relaxar. Por isso, não dá para escolher qualquer modelo e marca, não é?

Sendo assim, preparamos este guia completo para tirar todas as suas dúvidas. Entenda tudo sobre chuveiro e veja muitas fotos inspiradoras. Com certeza você vai se surpreender.

Tópicos

Chuveiros modelos

Como escolher o chuveiro ideal? #dicas

De acordo com especialistas, alguns fatores são essenciais na hora de escolher o chuveiro ideal. Não basta comprar logo o primeiro modelo que você encontra, tampouco se basear apenas no preço e na marca. De modo geral, você precisa considerar:

Conforto na hora do banho

Um chuveiro com um jato revigorante faz toda a diferença, afinal, o momento do banho é para relaxar e se sentir bem. Pense em um aparelho funcional e que proporcione total conforto. Além disso, a pressão da água que vem da caixa é primordial, portanto, atente-se à localização e instalação desse aparato também.

Tipo de chuveiro

Existem diversos tipos de chuveiro disponíveis no mercado, que vão além dos modelos elétricos e podem até gerar mais economia. Detalhamos todos no próximo tópico.

Tamanho do espalhador

O espalhador é a parte do chuveiro que possui os furos para saída da água. Quanto maior, melhor (mas desde que a pressão da água seja suficiente). Por outro lado, espalhadores pequenos concentram melhor a vazão da água, ideais para quem gosta de um jato mais intenso.

Além disso, o jato pode mudar conforme o modelo de chuveiro. Pode ser simples, linear, massageador, com efeito cascata, direcionável, etc.

Voltagem

Os chuveiros oscilam entre as voltagens 110 volts e 220 volts. O segundo esquenta mais a água. Já o consumo e a economia são praticamente iguais.

Material

É fato que as peças de metal e aço inoxidável têm ótima durabilidade e são mais fáceis de limpar. Por isso, costumam ter um preço maior em relação aos modelos de plástico e PVC. Todavia, devido às vantagens, vale a pena fazer um investimento.

chuveiro no banheiro

Design

Embora os chuveiros de parede sejam os mais populares, os modelos modernos com design quadrado viraram tendência atualmente. Do mesmo modo, fatores como a cor, o material e o acabamento também fazem diferença na hora de comprar. Em todo caso, a dica geral é harmonizar com o estilo de decoração do seu banheiro – além de ser eficiente, claro.

Preço e marca

São pontos primordiais ao escolher modelos de chuveiro. Há peças de diversas fabricantes com variados preços. Segundo especialistas, você deve optar por um chuveiro econômico, confortável e bonito, que se adapte totalmente ao projeto e cumpra seu objetivo principal: garantir um banho gostoso e relaxante.

Economia

Esse fator é bem relativo, pois cada modelo apresenta uma vantagem e desvantagem nesse quesito. O chuveiro elétrico não demora para aquecer, por isso os banhos são mais rápidos. O mesmo vale para o chuveiro eletrônico, que é moderno e possui várias funções adicionais.

Os modelos híbridos funcionam à base de energia elétrica e solar, porém demandam investimento no projeto de energia solar. Já os chuveiros de alta potência esquentam instantaneamente, mas podem gastar mais água em comparação aos outros tipos.

Tipos e modelos de chuveiros

Conheça melhor os modelos de chuveiros e suas características.

Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é o mais popular do mercado. A instalação é simples e prática: é necessário apenas um ponto de energia na parede ou no teto. Além disso, se destaca pela praticidade, variedade de modelos e funções.

Todavia, é necessário escolher um modelo eficiente para não ter problemas futuros. Chuveiros com mau funcionamento dão muita dor de cabeça, ainda mais quando se trata da potência a vazão da água.

Outra situação adversa é quando falta energia elétrica em casa. Nesse caso, o chuveiro não esquenta, obrigando os usuários a tomarem banhos frios.

chuveiro eletrico

Chuveiro a gás

O chuveiro a gás costuma ter maior pressão de água em relação ao elétrico, além de evitar gastos na conta de luz, gerando maior economia nesse quesito.

Entretanto, o tempo para esquentar a água é maior, além dos gastos com gás dependendo do uso. Se for uma casa com muitos moradores, talvez não compense.

Por isso, é importante avaliar as necessidades e fazer cotações antes de escolher o modelo ideal de chuveiro. É preciso ter o aparato essencial para a passagem do gás, além de espaço para instalar as fontes do insumo.

chuveiro a gás

Chuveiro eletrônico

O chuveiro eletrônico funciona de maneira semelhante ao chuveiro elétrico, porém apresenta mais funcionalidades. Você pode ajustar a temperatura em várias fases sem precisar desligar o aparelho.

Do mesmo modo, possuem um design moderno e requintado, perfeitos para valorizar a decoração do banheiro. Versátil, está entre os modelos de chuveiros mais vendidos atualmente.

chuveiro eletronico

Chuveiro híbrido

Como o próprio nome indica, o chuveiro híbrido funciona por meio de dois sistemas: elétrico e solar/gás. O conceito é bem interessante: após ligado, esquenta a água normalmente até alcançar a temperatura ideal.

Depois, dispensa a fonte de energia elétrica para funcionar via energia solar ou a gás – depende da fonte escolhida. Essa função rende muita economia na conta.

Porém, o sistema depende de um bom trabalho de instalação, ainda mais se for à base solar. O investimento pode ser grande, mas o resultado é impressionante.

chuveiro hibrido

Chuveiro com pressurizador

O pressurizador ajuda a aumentar a pressão da água do chuveiro, mas é recomendado apenas para casas que possuem caixa d’água próxima do banheiro. Assim, funcionam de modo eficiente.

A desvantagem é que a pressão maior aumenta o consumo de água. Por isso, você deve ficar atento ao tempo gasto no banho para não levar um susto ao receber a conta.

chuveiro com pressurizador chuveiro e pressurizador

Chuveiro duchinha

O chuveiro duchinha é diferente do modelo tradicional. A pressão da água é maior, além do jato intenso que cai de modo inclinado. Sendo assim, é uma opção para um banho rápido, por isso é comum em áreas externas, clubes, escolas e banheiros públicos em geral.

Você pode instalar um chuveiro com ducha em sua casa também, mas é preciso estudar o projeto, sobretudo em relação à distância da caixa d´água com o banheiro. Em todo caso, vale consultar um especialista em hidráulica para realizar uma avaliação.

chuveiro ducha

 Melhores marcas de chuveiros #preços

Quais são as melhores marcas de chuveiros?

Entre tantas fabricantes disponíveis no mercado, fica difícil escolher uma marca que atenda as suas expectativas. Para não errar na compra, é fundamental elencar as necessidades antes de pesquisar.

Avalie as instalações do seu banheiro, o número de moradores da casa, o estilo decorativo, entre outros fatores. Depois, destaque as funcionalidades que o chuveiro ideal deve ter.

Atualmente, você encontra uma infinidade de modelos, dos simples aos sofisticados. Os preços variam bastante também, oscilando entre 50 e 500 reais dependendo do tipo.

Você encontra chuveiros à venda em lojas de materiais de construção, home centers e hipermercados. As marcas mais famosas são:

  • Deca
  • Lorenzetti
  • Hydra
  • ThermoSystem
  • Corona
  • Fame
  • Equation
  • Cardal

Vale saber que os chuveiros mudam conforme a pressão da água, voltagem, potência, design, tipo, controle de temperatura, entre outros fatores.

 

Fotos e modelos de chuveiros na decoração

Veja fotos de modelos de chuveiros na decoração e escolha o melhor para seu projeto.

Chuveiro de teto

Uma boa maneira de harmonizar a decoração do banheiro é instalar um chuveiro de teto. Trata-se de uma opção prática e minimalista, que esconde os fios e demais adereços.

O chuveiro de teto pode ser quadrado, redondo, grande ou discreto, geralmente cromado. Também pode ser acoplado diretamente na parede, mas demanda um trabalho mais apurado na instalação.

Esse ponto, aliás, é o mais importante. É preciso mão de obra especializada no projeto elétrico e hidráulico, além do acabamento para valorizar a decoração. Um processo complexo, mas que garante um belo resultado.

banheiro com Chuveiro de teto banheiro moderno com Chuveiro de teto Chuveiro de teto ideias Chuveiro de teto moderno Chuveiro de teto

Chuveiro quadrado

Se antes somente o modelo redondo era comum nos lares, recentemente o chuveiro quadrado ganha cada vez mais relevância. O design atrai, além da possibilidade de instalar no teto e na parede.

Alguns chuveiros quadrados ainda melhoram a vazão da água, já que a ducha é maior e mais concentrada, uma bela opção para deixar o banho relaxante. Podem ter vários tamanhos, cores, materiais e até sistemas modernos.

Chuveiro quadrado grande Chuveiro quadrado pequeno Chuveiro quadrado preto Chuveiro quadrado modelo de Chuveiro quadrado

Chuveiro dourado

A cor dourada valoriza e deixa o chuveiro mais requintado. É uma boa indicação para banheiros com decoração vintage, combinando com materiais como madeira, vidro e metais.

Pode ter vários formatos e modelos, o que muda é apenas a cor – para ir além dos projetos convencionais e das versões brancas e prateadas.

Chuveiro dourado classico Chuveiro dourado redondo Chuveiro dourado vintage Chuveiro dourado ideias de Chuveiro dourado

Chuveiro cromado

O chuveiro cromado chama atenção pelo acabamento e durabilidade. Além disso, muda em relação ao design, sendo os modelos quadrados modernos e os redondos minimalistas.

Uma opção elegante para valorizar a decoração do seu banheiro, pois combina com várias peças, como as torneiras. Também são eficientes e confortáveis, por isso conquistam mais espaço em vários projetos.

Chuveiro cromado diferente Chuveiro cromado quadrado Chuveiro cromado 1 ideia de Chuveiro cromado pequeno Chuveiro cromado

Chuveiro duplo

Banheiros grandes ou casas com vários moradores exigem o chuveiro duplo, que pode ser instalado no mesmo espaço para facilitar a hora do banho.

Os modelos de teto são os mais indicados, pois melhoram a vazão da água e garantem um banho mais confortável para os usuários.

É muito comum esse projeto em áreas públicas, como clubes e vestiários, na qual se destacam os modelos de aço instalados diretamente no teto.

banheiro com chuveiro duplo banheiro grande com chuveiro duplo banheiro moderno com chuveiro duplo Chuveiro cromado chuveiro duplo branco lavabo com chuveiro duplo

Chuveiro com hidro

O chuveiro com hidro é totalmente sofisticado e perfeito para quem busca conforto na hora do banho. As duchas laterais soltam água quente em alta pressão que massageia várias áreas do corpo.

Além disso, esse chuveiro se destaca pelo design diferente e arrojado, disposto verticalmente na parede e com vários sistemas complementares. De fato, uma boa opção para banheiros pequenos e projetos modernos.

As versões cromadas e em cor preta são as mais populares e conferem requinte ao aparelho. 

chuveiro com hidro grande chuveiro com hidro metalico chuveiro com hidro moderno chuveiro com hidro ideias de chuveiro com hidro

Chuveiro com música

Se você ama cantar no chuveiro, que tal conhecer melhor a versão com música? Pois é, esse modelo possui entrada para cartão microSD, conexão com aparelhos via bluetooth e entrada para cabos USB. Além disso, alguns tipos sintonizam estações de rádio FM.

Toda essa tecnologia serve para deixar o banho mais relaxante, entretanto, é preciso se atentar ao tempo embaixo do chuveiro para não aumentar o valor da conta.

Os chuveiros com música são modernos e tem um preço alto. Grande parte também possui luzes LED e massageadores, portanto, é necessário fazer um bom investimento na hora da compra.

chuveiro com musica chuveiro redondo com musica lindo chuveiro com musica

Chuveiro para piscina

O chuveiro para piscina deve ser instalado na parte externa, sempre próximo a esse aparato, para que as pessoas se limpem após as atividades de natação.

Embora seja comum em clubes e áreas públicas, também compõe projetos residenciais. Os modelos de parede e com alta vazão de água são os mais indicados, além de variações simples e fáceis de instalar – afinal, o uso não será frequente.

Para valorizar a decoração, o chuveiro deve ser instalado em uma parede revestida com pedras ou peças de granito ou porcelanato, preferencialmente combinando com o estilo da piscina. Além disso, o chuveiro de aço inoxidável é recomendado por ter maior durabilidade e resistir aos efeitos do sol e da chuva.

chuveiro para piscina com madeira chuveiro para piscina grande chuveiro para piscina chuveiro simples para piscina ideias de chuveiro para piscina lindo chuveiro para piscina modelo de chuveiro para piscina


Depois de conhecer os modelos de chuveiros, esperamos que já tenha decidido qual é o melhor para seu projeto. Considere as dicas, inspire-se com as fotos, comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.