+35 casas baratas e de baixo custo – Dicas | Ideias | Projetos

Você sabia que é possível construir casas baratas e de baixo custo?

Muitas pessoas desejam ter a casa própria um dia, mas poucas sabem que dá para alcançar esse sonho sem gastar tanto dinheiro.

O principal passo é se programar e fazer o planejamento correto, mas há muitas outras dicas que podem ser seguidas para tudo dar certo.

Modelos de casas baratas e lindas 1
Planejamento é essencial para construir uma casa, mas há dicas preciosas para economizar!

A saber, o ramo da construção acabou se adaptando aos mais diferentes cenários, sobretudo os brasileiros. Esse avanço acabou resultando em novos projetos, como estruturas para casas pré-moldadas, além do uso de materiais modernos, porém mais econômicos.

E quando falamos de casas baratas não quer dizer que são de baixa qualidade. Pelo contrário, essas são as tendências do futuro. Casas com arquitetura atual e bem aconchegante, mas que não pesam muito no bolso.

O que acha de ter ideias de como essas casas podem ser construídas? Confira um artigo super especial sobre o assunto, com muitas dicas e imagens inspiradoras!

Como economizar na construção? #dicas

Como conseguir economizar mesmo diante de um cenário econômico cada vez mais desafiador?

É sabido que grande parte da população brasileira tem o orçamento apertado, as contas e boletos não param de chegar e é muito fácil se ver em uma “bola de neve” financeira.

Modelos de casas baratas e lindas 4

Nós sabemos o quanto tudo isso pode implicar no adiamento de várias conquistas. Uma delas é a casa própria. Sair do aluguel está nas esperanças de muuuita gente! Esse é o seu caso?

Se for, você pode conferir com a gente 10 sugestões de como economizar na obra de uma residência. Assim que você conseguir juntar um dinheiro para iniciá-la, pode aproveitar essas dicas para dar um up no projeto dos seus sonhos!

1 – Local possível

Partindo do pressuposto que você já está disposto ($$$) a construir sua casa, pode começar pelo princípio de tudo mesmo: o local para subir as paredes.

O ideal é que seja um espaço seu, podendo ser um terreno, loteamento, ou então uma área livre em um imóvel já construído – o famoso “puxadinho”. Cada um sabe de suas possibilidades e deve valorizá-las.

Terreno para construir uma casa barata

Lembre-se de pesquisar bastante antes de bater o martelo e sempre pensar no orçamento que você tem disponível. Normalmente as construtoras e os proprietário pedem um valor x de entrada e financiam o restante.

Em alguns casos, compensa acumular todo o dinheiro para garantir um descontão, mesmo que demore anos. “De grão em grão a galinha enche o papo”

Casas baratas e de baixo custo 8

Para economizar, considere buscar terrenos em bairros mais afastados e não no centro da cidade. Os preços dependem da localidade, mas também do tamanho, da necessidade de terraplanagem, entre outros detalhes.

2 – Projeto de casas baratas

É essencial procurar ajuda especializada para elaborar um projeto arquitetônico, mesmo que você queira uma casa simples. Esse documento será necessário para apresentar à prefeitura de sua cidade, bem como para auxiliar os pedreiros, ajudantes e mestre de obra a tocar a construção.

Isso, para muitas pessoas, pode ser uma dor de cabeça ‘financeira’, uma vez que a arquitetura costuma ser uma área bem inflacionada. Você pode apostar na internet para pesquisar um profissional que possa cobrar preços que caibam em seu bolso. Pedir indicações também pode ser uma boa alternativa.

Projeto de casa barata

De acordo com especialistas, é possível encontrar muitos valores de projetos. Mas de casas simples e de baixo custo podem ficar entre R$ 5 e R$ 15 mil. E lembre-se: ter em mãos um projeto profissional garante mais segurança e até evita gastos desnecessários na construção!

3 – Orçamentos em vários locais

Tanto na hora da contratação dos serviços quando da compra de materiais de construção é indicado solicitar orçamentos em mais de um local. Quando você faz isso, tem uma noção melhor dos preços trabalhados no mercado e pode encontrar bons descontos no meio do caminho.

Além disso, há lojas que fazem ofertas para pessoas que querem comprar em grandes quantidades. Pode ser uma tática interessante, principalmente se você já tiver a intenção de construir etapas completas de sua casa. Afinal, você precisará já ter toda a quantidade de material para não pausar as obras.

Depósito de materiais de construção
Pesquise bem os materiais para construir casas baratas

4 – Materiais de demolição

Uma das alternativas mais viáveis para construir casas lindas gastando menos é reutilizar materiais. Tratam-se de materiais reutilizados de casas já demolidas ou então que sobraram de obras e são comercializados por casas especializadas nisso por um precinho mais baixo.

As principais peças que encontramos são ripas de madeira, que são ótimas para montar estruturas, fazer pisos personalizados; além de janelas e portas, que costumam ser de excelente qualidade. Até mesmo tijolos podem ser reaproveitados!

Casas baratas e de baixo custo 10

Também é comum achar metais dos mais variados tipos, como torneiras, arandelas, esquadrias, entre tantos outros itens essenciais para construir e fazer acabamentos.

O bom de investir nesse tipo de material é que a maioria possui alta durabilidade e resistência. Alguns precisam de tratamentos antipragas, impermeabilizantes e customizações, mas ainda assim fica mais barato do que comprar materiais novos e com qualidade inferior.

Casa térrea com materiais de demolição
Casa térrea com materiais de demolição

5 – Conhecer os materiais

Hoje em dia é muito cômodo comprar tudo pela internet. Essa moda pegou até mesmo no caso dos materiais de construção. No entanto, para economizar de verdade, é mais seguro conhecer os produtos de perto, indo até uma loja física.

Além de ter a experiência visual, sabendo que é realmente aquilo que procura, pode atestar a qualidade do material, tirar dúvidas com os vendedores e, claro, pechinchar!

Fora que fazer isso pode evitar possíveis devoluções se você receber um produto errado ou que não gostar.

Dúvidas de quais materiais comprar para começar sua obra? Leia nosso artigo → Lista de material de construção【2020】➞ Como montar a sua?

Negociar em loja de material de construção

6 – Quantidade certa

Outro ponto primordial para não desperdiçar nem dinheiro e nem material é comprar na quantidade certa. Por isso que é importante fazer um planejamento muito bem feito antes da construção começar.

Logo após ter o projeto em mãos, você pode ter ideias das medidas que as estruturas terão. A partir disso, dará para realizar o cálculo de quanto material será preciso para construir a casa. Por exemplo: fazer a fundação, as sapatas, as colunas, paredes, o telhado, etc.

O ideal é pedir ajuda a um profissional capacitado, como um engenheiro, que saberá contabilizar o que precisará ser comprado de acordo com o seu projeto. Lembre-se de que é melhor faltar do que sobrar, pois desperdício de material significa desperdício de dinheiro 😉

Cálculo de materiais para obras

7 – Profissionais de confiança

Um dos maiores receios de quem irá construir é sobre os profissionais que serão contratados para o serviço. Há casos e casos de problemas com mão de obra desqualificada, sem compromisso, que atrasa, etc.

E qualquer erro em uma obra, assim como faltas e atrasos, podem acarretar não só em perda de tempo, mas de dinheiro também. Por isso, peça indicações de bons pedreiros, ajudantes e mestres e confira projetos já tocados por eles para ter certeza de que são de confiança.

Pedreiros de confiança

8 – Evite pagar por hora

Muitos pedreiros e demais profissionais da construção civil cobram por hora de trabalho. Entretanto, para quem está pensando em construir com o máximo de economia, apostar nisso não é uma boa alternativa.

Não é uma regra, mas pode ser que ocorram atrasos mais do que os esperados, às vezes desnecessários, por conta de faltas dos profissionais, por exemplo. E você terá que arcar com os custos da mesma forma.

A dica, segundo especialistas, é fechar um valor por contrato e tarefa entregue. Assim você já sabe quando pagará mesmo que a equipe atrase a obra.

Casas baratas e de baixo custo 23

9 – Fiscalize a obra

Ainda que você tenha fechado um valor para a construção e tenha contratado pessoal de confiança, é essencial fiscalizar o andamento da obra.

Lembre-se que é a sua futura casa que está sendo construída, que foi sonhada por muito tempo e conquistada com seu suor. Então, nada mais coerente do tomar todos os cuidados, ver como está seguindo cada detalhe, se a equipe está com alguma dúvida ou dificuldade, ver resultado da aplicação de materiais, etc.

E é claro que, para vistoriar a obra com um olhar mais crítico, a presença de um engenheiro ajuda muito.

Casas baratas e de baixo custo 11

10 -Construção em etapas

Construção econômica pode significar uma obra sem muitos recursos para ser finalizada em uma “tacada” só.

Se esse é o seu caso não se preocupe. Você pode programar que a sua casa seja construída por etapas. Muitas pessoas fazem isso para que o dinheiro não seja comprometido logo de uma vez e também para não se endividar.

Por exemplo: Contrate mão de obra para fazer a terraplanagem e fundação e compre os materiais necessários. Faça uma pausa. Quando já tiver mais dinheiro, continue a próxima etapa, sempre garantindo os materiais para finalizar cada uma.

Modelos de casas de baixo custo

Fotos e projetos de casas baratas

Depois que você conheceu as 10 dicas para economizar na construção de uma casa poderá ver nesse tópico projetos construídos na prática!

São diversos estilos arquitetônicos que podem ser empregados desde a fachada até a decoração de interiores sem precisar gastar rios de dinheiro. Você perceberá que não é porque a casa é barata que precisa ser “simplória”.

  • Estilo moderno e contemporâneo

Se você deseja uma casa com estilo moderno e contemporâneo, mas sem investir muito dinheiro, basta prestar atenção em detalhes como telhados embutidos, acabamento em cimento queimado, paredes que mesclam vidro e metais, além de madeiras.

Geralmente, no estilo moderno e contemporâneo os ambientes são integrados, exigindo menos materiais para criação de cômodos. Veja exemplos:

Modelos de casas de baixo custo

Casas baratas e de baixo custo 2

Casa em cimento queimado

  • Estilo minimalista

O estilo minimalista é outra tendência crescente entre quem busca viver em casas baratas e simples. O conceito pregado por ele é do “menos é mais“. Ou seja, quanto menos detalhes mais belo e funcional.

Esse estilo valoriza a beleza natural de cada parte da casa. Em geral, tem um visual bastante organizado, onde a simplicidade estética predomina e encanta. Usa-se mais tonalidades sóbrias, como o preto, branco e cinza. Confira abaixo algumas ideias:

Fachada minimalista de casa branca

Fachada minimalista

  • Casas tradicionais brasileiras

Não podemos deixar de falar das casas mais tradicionais do Brasil, que são as casas em alvenaria. Geralmente os telhados aparentes, compostos por telhas cerâmicas, que estão entre as mais baratas do mercado.

A parte estrutural da casa tradicional é o que proporciona toda a segurança e a divisão por cômodos agrada por proporcionar privacidade. Algumas exemplificações:

Casa tradicional brasileira simples

Casa tradicional brasileira simples

  • Casas pré-fabricadas

Casas pré-moldadas são típicas de países do hemisfério norte, mas são uma tendência que tem crescido no Brasil. São geralmente feitas em madeira, podem ter diversos tamanhos e vários modelos.

A faixa de preço varia de R$ 20 mil a R$ 50 mil para uma casa simples.

Esse modelo de casa é entregue por módulos, os quais são montados por profissionais da empresa no local solicitado.

Casa de baixo custo pré-fabricada

Casa de baixo custo pré-fabricada

O prazo de entrega da casa de madeira pré-fabricada é em média de 3 a 12 meses, dependendo do estado do terreno, tamanho do projeto em m² e a quantidade de detalhes da casa.

A Brasil Casas é um exemplo de construtora que trabalha com esse modelo de construção aqui no país.

  • Contêiners que se tornam casas

Já pensou em morar dentro de um contêiner?

Essa é a solução que muita gente tem buscado para construir casas baratas e de baixo custo! Tal projeto de residência feita com base em container entre R$ 15 e R$ 30 mil reais quando falamos de um estilo básico.

O isolamento térmico e acústico são quesitos essenciais para transformar esses módulos de metal habitáveis e aconchegantes.

Casa feita de contêiner

Casa feita de contêiner

Casa feita de contêiner

Quer uma ajudinha a + no projeto de casa própria? Então dê uma olhada nesse post especial → Plantas de Casas com 3 Quartos – Dicas & Mais de 60 Inspirações!

Inspire-se com muitos outros modelos de casas baratas e de baixo custo lindas, eficientes e de qualidade ímpar. São realmente surpreendentes, veja só:

Casas de baixo custo modernas

Casas baratas e de baixo custo 3 Casa de baixo custo Casa de baixo custo Casas baratas e de baixo custo 7 Casas baratas e de baixo custo 9 Casa de baixo custo Casas baratas e de baixo custo 18

Casas baratas e de baixo custo 17

Casas baratas e de baixo custo 16 Casa de baixo custo de madeira Casas baratas e de baixo custo 19 Casas baratas e de baixo custo 21 Casa de baixo custo moderna Casa de baixo custo vermelha Casas baratas e de baixo custo 27 Casas baratas e de baixo custo 30 Casas baratas e de baixo custo 31 Casas baratas e de baixo custo 32 Casas baratas e de baixo custo 33 Casas baratas e de baixo custo 34 Casas baratas e de baixo custo 35


Esperamos que tenha gostado do nosso post sobre casas baratas e de baixo custo! Conte para a gente o que achou e o que está pensando para o seu projeto!

Aproveite para ler outros artigos relacionados para ajudar você nesse momento:

10 dicas de construção para ter sucesso na obra!【2020】

ConstruCard【2020】► O que é | Como funciona | Como fazer

Fachadas de Casas Simples e Pequenas – 45 Ideias Inspiradoras!

Volte mais vezes para descobrir novidades sobre o mundo da construção, até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.