Bambu da Sorte – 32 Modelos lindos + Como cuidar corretamente!

O bambu da sorte é uma planta que tem ganhado cada vez mais espaço na decoração de interiores, e apesar de ser um planta muito característica do estilo oriental e da decoração chinesa, essa plantinha já se tornou uma das preferidas quando o assunto é trazer boas energias e aliar o significado da planta com a decoração com referências do Feng Shui.

E se você quer aproveitar a ideia de usar essa espécie como parte da decoração do lar, além de trazer a riqueza de significados da planta para o interior do lar, no post trouxemos o significado dessa espécie, as variedades e estilos da plantinha, além de dicas infalíveis de como cuidar do bambu da sorte.

dicas e tipos

Tópicos

 

O que é bambu da sorte? O que significa?

A planta de uso frequente do estilo chinês não é propriamente um bambu, mas sim uma espécie da família das Liláceas, que são plantas comuns das florestas asiáticas.

A planta é uma espécie de arbusto que pode atingir até 1,5 m de altura, e tem como característica o caule fino e ereto com folhas estreitas que se desenvolvem no caule e na sua ponta, lembrando uma planta da família do bambu.

A espécie ligada ao universo do Feng Shui, traz significado de boas energias, prosperidade e sorte. E é uma planta muito utilizada na renovação do ambiente, já que a tradição chinesa diz que a espécie é capaz de transmutar as energias do ambiente e ativar energias estagnadas, renovando o ambiente e trazendo mais harmonia e prosperidade.

Além disso, o significado do bambu da sorte também pode estar ligado ao número de hastes que compõem a planta. Desse modo, cada número de hastes está ligado a um outro significado, podendo atrair um novo objeto e simbolismo para a planta.

  • 1 haste – sorte na vida
  • 2 hastes – representação da união e sorte no amor
  • 3 hastes – vida longa, felicidade e riqueza
  • 4 hastes – relacionado a saúde e prevenção de doenças
  • 5 hastes – atraem energias da prosperidade para as áreas emocionais, mentais, espirituais, físicas e intuitivas; além de incentivar a criatividade
  • 6 hastes – número ligado à riqueza e sorte na vida
  • 7 hastes – relação com boa saúde
  • 8 hastes – crescimento, sorte nos negócios e fertilidade
  • 9 hastes – muita sorte em todos os setores da vida
  • 10 hastes – vida plena e perfeição
  • 21 hastes – bênçãos poderosas em toda a vida

 

E se você quer aproveitar da boa sorte e do simbolismo dessa planta, uma boa coisa é ser presenteado(a) com o bambu da sorte, o que pode vir para marcar um novo ciclo em uma casa nova, no novo trabalho, entre outros.

 

Fotos e tipos de bambu da sorte

Bambu da sorte trançado

O bambu da sorte trançado é uma das versões preferidas para a decoração de ambientes, já que seus caules trançados trazem uma aparência linda para a planta.

O ideal é comprar a planta em sua versão já trançada, já que o processo para trançar os caules envolve técnicas específicas e que são mais complexas de serem realizadas em casa.

planta decorativa
O modelo traz caules trançados em pares
planta trançada
O modelo traz o caule como uma trança
vaso com bambu trançado
O modelo trançado foi usado sobre a mesa

modelos trançados

Na Água

Outra opção para o cultivo do bambu da sorte, é a versão cultivada em água, na qual a planta é mantida em um vaso com água, unindo o significado da espécie com o simbolismo do elemento água.

A versão cultivada em água fica bastante atraente na decoração, e traz um ar mais clean para o projeto decorativo, principalmente com o uso de um vaso de vidro, deixando os caules do bambu aparentes.

Apesar de ser uma versão linda para o cultivo e decoração, a planta cultivada em água deve ser bastante cautelosa, e a troca da água deve ser frequente, evitando o desenvolvimento de larvas e mosquistos do Aedes aegypti.

vaso de vidro com água
O vaso foi usado sobre o aparado
bambu em água
O vaso traz água e bolinhas de gel
modelo em água
O modelo em vaso de vidro foi usado na decoração da sala

cultivo em água

Na Terra

Há diferentes maneiras de usar o bambu decorativo no projeto de interiores, e uma das opções é a da planta cultivada em terra.

Nesse caso, a planta pode entrar na decoração em um vaso de vidro, deixando o elemento terra aparente, ou em um vaso tradicional, em que a terra não fica aparente.

A vantagem de usar a planta na terra é a união de significados, além de ser uma opção para que a planta se desenvolva mais.

bambu em terra
O vaso de vidro deixa a terra aparente
planta em vaso vermelho
A planta está sendo cultivada em vaso cerâmico vermelho
bambu trançado na terra
O modelo trançado está em vaso branco

cultivo na terra

Em Aquário

Entre as tantas ideias para usar o bambu da sorte como parte da decoração do lar, uma das possibilidades é usar a planta em aquário com água.

O cultivo do bambu em água é uma das possibilidades, e nesse caso a planta torna-se parte da decoração de aquários com peixes.

Para o cultivo da espécie em aquário, a regra de trocar a água semanalmente também é válida, evitando que as raízes venham a apodrecer em água velha.

aquário decorado
O aquário foi decorado com caules de bambu
aquário beta
As hastes de bambu fazem parte do aquário
aquário de peixe
Somente as pontinhas do bambu ficam de fora da água

decoração aquário

 

Grande

E para quem pensa em ter vasos maiores com bambu da sorte, pode apostar na versão da planta com mais altura, já que a espécie pode atingir até 1,5 m de altura.

Para usar o modelo grande na decoração, o ideal é escolher por vasos grandes e dar preferência por usar os vasos apoiados no chão, dando destaque para um cantinho da decoração.

decoração com vasos de plantas
Na decoração, trio de vasos com bambus grandes
bambu grande na água
O bambu grande foi usado em garrafa de vidro com água

bambu grande

Como cuidar corretamente?

O bambu da sorte é uma planta de fácil manutenção, e que pode ser cultivada em terra ou na água.

Para o cultivo na terra, o ideal é que o tamanho do vaso e a quantidade de terra sejam suficientes para o desenvolvimento da espécie.

As regas devem ser feitas com frequência e de modo que a terra fique sempre úmida, mas sem ficar encharcada. Outro cuidado com o bambu da sorte é em relação ao tipo de água usada na rega, que deve ser mineral ou filtrada, já que a água tratada pode trazer substâncias que são tóxicas para a planta.

O cultivo em água também é uma possibilidade para a espécie, e nesse caso as raízes da planta devem ficar totalmente imersas na água, que também deve ser filtrada ou mineral. Para a manutenção da planta em água, como aquários, a troca da água deve ser feita semanalmente, evitando que a água fique escura ou com mau cheiro.

O local de cultivo deve ser em ambiente com bastante iluminação, e a espécie deve receber luz difusa, e nunca luz direta, por isso evite a exposição do bambu da sorte em luz direta.

Para manter a vitalidade da planta, é indicado fazer adubações a cada 2 meses usando adubo NPK 10-10-10.

 

Onde Comprar? Preço

O bambu da sorte se tornou uma espécie bastante usada na decoração ocidental, e atualmente é fácil de encontrar a espécie em floriculturas e lojas de paisagismo.

Além das versões da planta natural, também é possível encontrar a espécie em forma de planta artificial, que é ideal para decoração, mas não tem a capacidade de renovar as energias do ambiente. Essa versão artificial pode ser encontrada em lojas de decoração.

A versão natural e com menos hastes pode ser encontrada a partir de R$ 30, já as versões trançadas e com mais hastes custam mais caro e podem ser encontradas em torno de R$ 50.

 

 

Agora é aproveitar toda essa boa energia da planta para usá-la como parte da decoração, trazendo bons fluídos para o ambiente.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.