Decoração com orquídeas – 40 Ideias lindas + Como cultivar e cuidar!

As orquídeas estão entre as plantas ornamentais mais adoradas no mundo todo. Há variados tipos, que implicam cuidados e apresentam visuais diferentes. Podemos dizer que cada orquídea possui uma ‘personalidade’.

Segundo especialistas, cultivar orquídea requer atenção e técnicas específicas para que ela cresça de forma saudável, adquira uma aparência linda e tenha durabilidade.

Orquídeas com flores pequenas

É muito comum encontrarmos pessoas que se queixem da dificuldade que é ter um orquidário em casa. Afinal, como quaisquer outras espécies, a orquídea precisa de um habitat que supra suas necessidades, seja por luz, sombra, regas, podas e solos férteis.

O ambiente e os cuidados fazem toda a diferença no potencial ornamental das orquídeas, pode apostar.

Vários tipos de orquídeas

Então o que fazer para cultivar orquídeas e aproveitá-las na decoração de jardins ou no interior de ambientes? Elaboramos um artigo especialmente para explicar tudo isso e mostrar formas de decorar impressionantes. Conheça!

Como cuidar e cultivar corretamente

Antes de plantar uma orquídea, é preciso ter conhecimento sobre os principais cuidados e dicas para cultivo.

Orquídeas em várias cores

Selecionamos 10 informações primordiais para você ter uma ótima experiência cultivando orquídeas. Veja só:

Melhor vaso

Um erro que muita gente comete é optar por vasos de plástico para o plantio das orquídeas. De acordo com os especialistas, o melhor vaso é o de barro.

É um fato que os vasos de barro são mais caros do que os plásticos, mas ele são os que vão proporcionam uma drenagem melhor da água por conta de sua porosidade. Os de plástico tendem a encharcar a planta, o que faz com que ela morra.

Algo que é importante também é que o vaso seja furado. Se o modelo que você comprar não tiver furos, pode fazê-los com a ajuda de uma furadeira. Veja modelo abaixo:

Leia mais sobre o tema: Vasos Decorativos – 70 Modelos lindos para decorar os ambientes!

vaso furado para plantar orquídea
Vaso furado para plantar orquídea

Troca de vaso

É essencial que a base da planta esteja a pelo menos 2 dedos abaixo da boca do vaso. Se ultrapassar, será preciso trocar ela de recipiente.

Seja por esse ou outro motivo, para acomodá-la em um vaso diferente, preste atenção em qual lado surgem os novos brotos. É exatamente ali que é a parte frontal da orquídea. Sendo assim, a parte de trás da planta precisará ser colocada encostada na parede do vaso para que firme bem e tenha um bom desenvolvimento.
Orquídeas na decoração de ambientes

Substratos

Há diversos tipos de substratos que você pode colocar no vaso para ajudar no desenvolvimento das orquídeas. O importante é saber qual é o mais adequado para o tipo escolhido.

Algumas sugestões de substratos bons para orquídeas:

  • Fibra de coco;
  • Pedra britada;
  • Carvão vegetal;
  • Esfagno;
  • Argila expandida;
  • Caroço de açaí.

Saiba que os substratos são tão importantes para o cultivo de orquídeas, que eles são requisitados para substituir o uso da terra. Sim, esse tipo de planta precisa de muitos nutrientes para se manter viva e saudável e por isso você precisa se dedicar na escolha do melhor substrato, de acordo com a necessidade dela.Como cuidar de orquídeas

Poda correta das orquídeas

Antes de replantar uma orquídea ou se surgirem pragas / doenças é recomendado fazer a poda. Esterilize uma tesoura para fazer isso para não prejudique as próximas plantas a serem podadas.

Uma dica de especialistas em jardinagem é passar canela em pó no local do corte quando precisar descartar uma folha. Esse ingrediente natural vai ajudar a cicatrizar.

Corte somente a parte que está danificada, sempre nivelando pela base da planta.

Orquídeas em tons de rosa

Manchas na folhagem

É sempre bacana ficar de olho na coloração da folhagem. Se ela estiver escurecida, mude-a para um lugar que receba mais luz.

Se ela apresentar manchas na folhagem, você pode amenizar essa característica com fumo de corda.

Receitinha: ferva o fumo em água por uma hora até que vire uma solução concentrada, que deve ser diluída em água. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado.

Orquídea com folhas escurecidas
Orquídea com folhas escurecidas

Pragas

As orquídeas têm alguns vilões. Mesmo cuidando direito podem surgir pragas diversas por acaso da natureza mesmo. Dessa forma, você deve prestar atenção para perceber se a planta foi atacada.

  • Cochonilhas
  • Pulgões
  • Vespas
  • Fungos
  • Caracóis

Uma das soluções para eliminar pragas é lavar as folhas com sabão de coco. Use uma escovinha macia para isso.

Praga nas orquídeas
Exemplos de praga nas orquídeas

Placas de identificação

Se você tiver muitas mudas de orquídeas em casa, é ideal ter plaquinhas de identificação, com o nome da espécie, bem como com o período que floresceu da última vez. Isso vai te orientar sobre a colocação de novos adubos e troca de substratos, por exemplo.

Orquídeas em árvores

As orquídeas podem ser plantadas em árvores também. Aliás elas são excelentes para o cultivo nos troncos, que deve ser iniciado manualmente.

No entanto, é necessário saber escolher a árvore para fazer isso. É preciso que ela tenha, por exemplo, as cascas rugosas. Além disso, a melhor posição é naquela que bata lua de forma parcial.

Você pode fazer um corte na lateral do vaso em que a orquídea está, podendo, desta vez, ser de plástico mesmo. Aí a parte onde está cortada, você coloca diretamente encostada na árvore. Com o tempo ela vai se habituando com esse local e se distribuindo.

Orquídea em árvore

Orquídea dentro de casa

A orquídea pode ser cultivada dentro de casas e apartamentos sem problemas. No entanto, é importante que ela fique em um local no qual bata luz solar parcialmente (não diretamente), bem como tenha uma ventilação razoável. Isso por que essa planta retira parte de seus nutrientes do próprio ar.

Basta então plantá-las próximas de janelas, varandas, ou em um jardim de inverno com abertura, por exemplo.

orquídea dentro de casa

Adubo

Não poderíamos deixar de falar sobre o adubo, essencial para qualquer tipo de planta crescer bem.

Apesar das orquídeas já terem capacidade de absorver nutrientes do próprio ar, como já dissemos anteriormente, e dos substratos onde as raízes são plantadas, precisam receber adubação para apresentarem resultados mais eficientes.

Segundo especialistas, há três métodos de adubação: orgânica, química e mista.

Adubo para orquídea
Adubo para orquídea pode ser orgânico, químico ou os dois

Para um resultado rápido, você pode utilizar adubos químicos. Contudo, é preciso ficar de olho na quantidade para não prejudicar a planta. Conheça os principais:

  • Adubo 20-20-20 – Usado basicamente para a manutenção da planta. Pode ser o escolhido para todo o processo caso não queira ficar trocando de adubo.
  • Adubo 30-10-10 – Indicado para o crescimento, quando a orquídea ainda é jovem ou quando ela precisar ser replantada.
  • Adubo 10-30-20 – É indicado para acelerar a floração da sua orquídea.
  • Adubo 08-45-14: É recomendado para floração e enraizamento.

De modo geral, o adubo é preparado assim: 1 colher de chá para 1 litro de água. Aí basta borrifar nas raízes, bem como no substrato.

Outra opção é a orgânica, feita com compostagem (por exemplo: cascas de frutas, legumes e de ovos). O efeito é mais demorado, entretanto, são mais simples e baratas de fazer. É só misturar a matéria junto ao substrato.

Principais tipos de orquídeas

As orquídeas são todas as plantas que fazem parte da família Orchidaceae, que pertence à ordem de Asparagales.

Para se ter uma ideia de sua expansão mundial, ela só não está presente na Antártida. No resto do mundo você encontra orquídeas de variados tipos.

As orquídeas são conhecidas por seu caráter epífito, ou seja, com potencial para crescer em árvores. No entanto, podem ser plantadas em jardim e vasos também. Cada tipo deve ser cultivado de uma forma, pois apresenta necessidades diferentes.

Estima-se que exista aproximadamente 50 mil gêneros de orquídeas. 3.500 podemos encontrar no Brasil.

Abaixo você pode conhecer 19 tipos de orquídeas que fazem o maior sucesso na ornamentação de jardins, projetos de paisagismos, residências, entre outros locais.

Beallara e Oncidium lawrencianum Foto Evelyn Müller
Beallara e Oncidium lawrencianum Foto Evelyn Müller
Orquídea Acineta
Orquídea Acineta
Orquídea Ada
Orquídea Ada
Orquídea Aerangis
Orquídea Aerangis
Orquídea Baunilha
Orquídea Baunilha
Orquídea Denphal
Orquídea Denphal
Orquídea Espírito Santo
Orquídea Espírito Santo
Orquídea Ophrys Apifera
Orquídea Ophrys Apifera
Phalaenopsis híbrida pintada e Phalaenopsis híbrida rosa Foto Evelyn Müller
Phalaenopsis híbrida pintada e Phalaenopsis híbrida rosa Foto Evelyn Müller
Orquídea Ascocentrum
Orquídea Ascocentrum
Orquídea Arpophyllum
Orquídea Arpophyllum
Orquídea Arachnis
Orquídea Arachnis
Orquídea Anoectochilus
Orquídea Anoectochilus
Orquídea Anguloa
Orquídea Anguloa
Orquídea Aganísia
Orquídea Aganísia
Orquídea Brassia
Orquídea Brassia
Orquídea Aspasia
Orquídea Aspasia

Dicas de decoração com orquídeas

Logo após descobrir as principais informações sobre as orquídeas, que tal saber como elas podem ser usadas na decoração de ambientes?

Lembre-se dos cuidados que elas precisam ter para que possam realmente oferecer sua beleza por bastante tempo. Caso contrário, você não vai conseguir decorar como esperava e a plantinha logo morrerá.

Em suma: Os raios solares não podem incidir diretamente na planta, que também não deve ser regada de forma a encharcá-la. Deve haver boa ventilação. Seu plantio é melhor garantido em vaso de barro, em substrato e com adubação orgânica ou química.

Na decoração, a orquídea pode estar presente em quartos, salas, banheiros (!), cozinhas, corredores, escadas, varandas, sacadas, jardins de inverno, jardins externos, entre outros locais. Os cuidados são os mesmos.

Selecionamos 15 modelos de decoração com orquídeas para você se inspirar!

Varanda com orquídeas coloridas
Varanda com orquídeas coloridas
Sala preta com orquídea branca
Sala preta com orquídea branca
Sala com estilo retrô com orquídeas
Sala com estilo retrô com orquídeas
Sala clean com orquídeas
Sala clean com orquídeas
Orquídeas em vasos diferentes
Orquídeas podem ser plantadas em vasos alternativos
Orquídea no rack da sala
Orquídeas brancas no rack da sala
Orquídea na mesa de jantar
Orquídea na mesa de jantar
Orquídea na decoração do quarto
Orquídea na decoração do quarto
Orquídea na bancada do banheiro
Orquídea na bancada do banheiro
Orquídea em sala de estar
Orquídea em sala de estar
Orquídea em mesa de centro na sala
Orquídea em mesa de centro na sala
Orquídea em aparador com abajures
Orquídea em aparador com abajures
Orquídea com vaso combinando com a decoração moderna
Orquídea com vaso combinando com a decoração moderna
Jardim vertical com orquídeas
Jardim vertical com orquídeas
Jardim suspenso com orquídeas em apartamento
Jardim suspenso com orquídeas em apartamento
Banheiro decorado com orquídeas brancas
Banheiro decorado com orquídeas brancas

E então, gostou de conhecer mais sobre as orquídeas e seu poder ornamental? Esperamos que sim!

Aproveite para ler outros artigos relacionados:

Jardim Vertical – 70 Ideias apaixonantes + Dicas para começar o seu!

Jardins Pequenos – 80 Ideias lindíssimas + Como decorar o seu!

Flores trepadeiras – 7 espécies lindas e perfeitas para decorar!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre decoração, paisagismo e construção. Até mais!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.