Como cuidar de girassol? – 5 dicas para cultivar com muito carinho!

Ter uma flor ou planta é ótimo, porém, é importante que você saiba exatamente o que fazer com ela. No caso do girassol, que tem ganho cada vez mais fãs, é essencial que você siga alguns passos de como cuidar de girassol para que ele cresça lindo e com saúde.

como cuidar de girassol
Você sabia que o girassol tem esse nome porque o seu caule gira de acordo com o sol? Ele deixa a flor virada diretamente para o sol.

Cada planta tem a sua particularidade e necessidade, é exatamente por isso que antes de ter uma, o ideal é pesquisar qual a melhor forma de lidar com ela. Deste modo, ela crescerá cada vez mais saudável e bonita.

Montagem de girassóis de diversas formas.

De primeiro momento, confira algumas características do girassol:

  • Tem variação de altura de 1 m até 4 m;
  • Prefere o período de calor por conta das altas temperaturas;
  • Para viver saudável, precisa de luz direta diariamente;
  • As flores ficam de um tamanho bem grande;
  • Atraem insetos que fazem a polinização.

Como cuidar de girassol? #dicas

como cuidar de girassol quando são vários juntos
Os girassóis foram plantados no mesmo espaço, mas um ao lado do outro, criando um efeito super diferenciado.

Com o intuito de ajudar você nessa florida missão, nós separamos diversos tópicos para lá de importantes quando é preciso entender como cuidar de girassol.

Aqui você poderá compreender melhor desde a hora do plantio, passando pela fase em que ele é um pequeno broto, até o momento em que ele já cresceu.

Hora do plantio

A hora do plantio é um dos momentos de mais importância quando o assunto é como cuidar de girassol, porque a forma em que ele for feito vai definir se a flor vai vingar mesmo ou não. 

O período ideal para essa ação pode ser durante todo o ano. Porém, tendo em vista que o girassol é uma flor mais propícia para se dar bem em épocas quentes, é melhor apostar na primavera e no verão.

De 18 a 30 graus é a temperatura perfeita para ele ser plantado.

Além disso, é importante atentar-se ao fato de que para plantar em um vaso há algumas orientações diferentes de quando é para deixá-lo em um jardim.

Em vaso

Montagem de vasos de girassois
Além de plantar apenas uma flor em cada vaso, você pode usar a opção de colocar várias sementes no mesmo vaso.

A primeira coisa que você deve se atentar já é na hora de escolher as sementes. Isso porque, elas podem ser encontradas em tamanhos diversos. Mas imagina se você opta por uma enorme, como ficaria dentro do vaso? Não caberia.

Portanto o mais ideal nesses momentos é escolher uma semente anã, com ela você terá a certeza de que não crescerá muito além do esperado.

plantar um girassol
Note que os tamanhos das sementes na foto são realmente pequenos. Além disso, há o fato de terem colocado apenas uma semente em cada vaso, gerando mais espaço para o desenvolvimento do girassol.

Você encontrá-as em lojas específicas sobre flores e plantas, e também na internet. Mas atenção, escolha a versão com casca específica para ser usada em plantio. Faça o procedimento direto no vaso em que você quer que ela fique. Isso é de extrema importância porque muitas vezes quando trocamos de local, a planta acaba sofrendo alguns impactos e morrendo.

A terra a ser utilizada não deve estar compactada e o vaso deve estar bem drenado para começar o plantio.

Você deve fazer um buraco de 2,5 cm não muito próximo a borda do vaso. Então, você coloca a semente no ponto que você abriu e cobre com terra. Regue após esse procedimento.

Em jardim

como cuidar de girassol ao plantar
Você pode plantar o girassol com um bom espaço entre cada um, caso você não queira que ele fique muito apertado.

Esclarecer a dúvida de como cuidar de girassol, quando o assunto é plantá-lo em jardim, conta com algumas boas diferenças do plantio em vaso.

Primeiro, a escolha da semente não tem uma orientação específica, mas é preciso que você use o bom senso. Isso porque, se você tiver um jardim bem pequeno, é importante que você escolha sementes menores.

sementes de girassol

Porém, no caso de você ter um jardim um pouco maior, que muitas vezes conta até com outros tipos de planta, você pode escolher qualquer tamanho que você acreditar que fique mais interessante.

Feito isso, é hora de colocar a mão na massa. Faça um buraco na terra, também de 2,5 cm, mas mantenha uma distância de ao menos 15 cm entre cada semente. Cubra com terra e regue com água.

Crescimento do girassol

como cuidar de girassol nascendo
Sementes começando a dar vida, vão surgindo pequenos brotos de girassol.

Conforme o girassol começa a se desenvolver, é justamente onde você precisa dedicar maior atenção a ele. É essencial que você observe toda a germinação, que ocorre geralmente entre os primeiros 7 e 10 dias, a fim de saber se a planta está realmente dando certo e de forma saudável.

 

como cuidar de girassol ainda em mudas
Período em que começam a surgir pequenas mudas de girassol.

Adubo

como cuidar de girassol para plantar 1
Já pensou em utilizar adubos e vitaminas para seus girassóis? Eles podem ser uma ótima ideia!

Quando falamos em adubos e vitaminas, muitas pessoas automaticamente já ficam com o pé atrás por acharem que não é tão bom para a planta. Entretanto, saiba que na verdade podem ser exatamente esses elementos que sua linda flor precise.

Eles são perfeitos para darem um gás extra, fazendo com que o seu girassol fique mais forte e saudável.

Porém, tenha cuidado na hora de comprar. Converse com o pessoal da loja que você for, algo de preferência específico em plantas, e veja quais opções acreditam que serão as melhores de acordo, inclusive com o ambiente em que está a planta.

Há tanto adubo de marcas específicas, quanto húmus de minhoca, resíduos animais ou vegetais, e compostagem de folhas e frutas orgânicas. O número de opções é imenso.

Algo que pode influenciar qual adubo ou vitamina escolher pode ser inclusive o local em que fica o seu girassol, se for em um jardim embaixo das escadas, por exemplo, pode ser que ele precise de determinados itens. Contudo, se for em um pequeno vaso ou em jardim vertical, pode ser que precise de outros.

Luminosidade

girassol sozinho

Tendo em vista que já falamos anteriormente que o girassol tem esse nome justamente por ele se mover em direção ao sol, é possível imaginar o quanto de luz ele precisa: muita.

O ideal é que eles fiquem expostos ao sol ao menos 6 horas por dia. Se ele estiver em um jardim externo, claro que ele ficará, porém se você quiser que ele fique dentro de casa atente-se a alguns cuidados.

Se o girassol for ficar em um jardim interno, certifique-se de que baterá luz diretamente nele de alguma forma. Agora, se ele estiver dentro de um vaso, posicione-o certeiramente em em ponto que há bastante luz, seja de forma fixa ou que você coloque-o lá pelo tempo diário necessário.

O girassol aguenta até 40º e precisa de ao menos 10º no ambiente para crescer saudável.

 

Água

como cuidar de girassol ao colocar água

O girassol é um tipo de flor cheio de sede, porém, o excesso faz mal para ele. Tenha em mente que muita água pode fazer suas raízes apodrecerem, e a terra pode ficar tão fofa, que ele fique sem firmeza.

Portanto, verifique diariamente e regue quando a terra estiver um pouquinho seca. Se ela estiver úmida, deixe a água de lado e verifique no dia seguinte.

Agora que você já viu todos os cuidados que o girassol precisa ter, já está pronto para ter um? Uma linda flor que representa a busca pelo sol e por coisas boas pode ser tudo o que você precisa!

Ao plantar o girassol, fale se nossas dicas de como cuidar de girassol foram realmente úteis para você e como está o processo de crescimento!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.