Kaizuka – O que é? + 30 dicas de como cuidar e lindas inspirações!

Você já ouviu falar de uma planta chamada kaizuka? Ela vem ganhando notoriedade quando se trata de paisagismo e jardinagem por conta de sua beleza única e capacidade de valorização de qualquer projeto.

Respondendo pelo nome científico de Juniperus chinensis torulosa, essa planta verde também pode ser chamada popularmente por Caiazuka, Caizuca, Cipreste-kaizuka, Junípero-chinês, bem como Kaiazuca.

Ela tem o nome de uma cidade japonesa, situada na província de Osaka. Entretanto, não é certeza que a sua origem seja do Japão. Segundo alguns pesquisadores, há indícios de que ela seja originária da China. Apesar da polêmica, conseguimos encontrar exemplares em ambos os países atualmente.

Decoração com a planta kazuka
O pinheiro Kaizuka, a saber, se tornou popular no mundo todo!

Quem gosta de cultivar plantas e tem vontade de incrementar o jardim com uma bela planta não pode deixar de conhecer essa espécie. Ela pode aparecer em seu tamanho natural ou então em bonsai, que está cada vez mais na moda na cultura ocidental.

Você que deseja inovar na decoração de seu jardim do lado externo de casa, criar um jardim de inverno ou então ter um cantinho verde em uma varanda no apartamento, considere conhecer toda a beleza excêntrica da Kaizuka!

Apesar de ser oriental, ela embeleza qualquer canto do mundo. Aqui no ocidente ela já se tornou figurinha carimbada em projetos residenciais, bem como comerciais.

Elaboramos um post repleto de informações acerca da Kaizuka, bem como de seu cultivo. Além disso, vamos expor por aqui a sua média de preço e ideias para inseri-la na decoração. Fique por dentro!

O que é kaizuka?

Como já demos uma prévia, kaizuka é uma planta de origem oriental. Mas mesmo assim, ela consegue se adaptar em países com os mais diversos climas, com exceção de regiões muito úmidas.

É uma das melhores plantas para o cultivo de bonsais, pois seu crescimento varia de acordo com o espaço que lhe é dado.

Decoração com a planta kazuka
A kaizuka pode crescer bastante ou então ser criada como bonsai

Na China e no Japão ela costuma crescer em até 25 metros, a saber. Entretanto, isso só vai acontecer se ela for cultivada em um local com bastante espaço e com esse objetivo. Ou seja, você tem controle do quão a kaizuka crescerá.

Nesse sentido, por ter essa característica, é uma excelente espécie para quem vive em apartamentos ou quer decorar o escritório.

Ela é considerada de uma beleza incomum, apresentando folhagens bem verdes, aparência rústica e tronco avermelhado. É um outro fator que chama muito a atenção e ajuda a aumentar o seu sucesso entre os paisagistas e amantes de plantas.

Decoração com a planta kazuka
O padrão da folhagem da kaizuka, a saber, muda conforme o tempo

Uma curiosidade é que o perfil de suas folhas não é permanente. A saber, ele muda conforme o tempo. As kaizukas mais novas, por exemplo, têm folhagens mais clarinhas e largas. Quando envelhecem, entretanto, elas ficam mais retraídas e verde escuras.

Portanto, ao adotar uma kaizuka para o jardim de sua casa, por exemplo, você saberá que terá uma planta versátil, que se transforma e tem quase que uma vida própria.

Ou seja, é uma planta com muita personalidade, que promete valorizar ainda mais o espaço verde tanto de sua casa quanto de seu escritório. Conheça a a seguir informações sobre os valores trabalhados no mercado e logo após dicas para cuidar e decorar com kaizukas!

Quanto custa em média? #preço

Uma dúvida que muita gente tem sobre a kaizuka é quanto ao seu preço. O receio é que a muda seja bem cara, assim como outros exemplares de plantas orientais. Em alguns locais, de fato, encontraremos peças com um valor bem elevado.

No entanto, com uma boa pesquisa consegue-se achar modelos que ofereçam um ótimo custo x benefício. Ou seja, plantas lindas e bem cultivadas, que vão durar bastante se cuidadas da maneira correta e que tem preços mais baixos.

Decoração com a planta kazuka
Os preços das kaizukas variam de acordo com o tamanho e tempo da muda

Vale a pena visitar floriculturas e lojas de jardinagem aí em sua cidade. Em algumas regiões o cultivo de kaizukas é mais forte e por isso você pode encontrar mudas muito mais em conta.

Mas caso não encontre, você pode também fazer a sua compra através da internet mesmo. Há sites especializados em venda de plantas e no próprio Mercado Livre há anúncios referentes a essa espécie.

Selecionamos alguns anúncios de e-commerces para você conhecer e ter uma ideia dos preços.

Então podemos constatar que com R$100 em média você consegue comprar uma muda de Kaizuka para começar a investir nesse cultivo.

O bacana é que atualmente, se você mora em uma cidade pequena ou então em uma cidade grande, mas não encontrou exemplares de kaizuka por aí, pode encomendar pela internet.

Hoje em dia se tornou fácil comprar mudas de árvores diversas e com as kaizukas não é diferente. As empresas enviam a sua encomenda juntamente com todas as recomendações técnicas. É necessário ficar atento a essas instruções para que a planta seja cultivada corretamente, sobretudo na hora do plantio, que costuma ser bem delicado.

Como cuidar e cultivar? #dicas

Depois de saber o que é, de fato, kaizuka, e o seu preço de mercado, você precisa aprender como cuidar e cultivar essa planta ornamental.

São várias especificações que devem ser levadas em conta por você para que a planta tenha uma vida útil longa e permaneça bonita. Afinal, sua principal função é ornamentar os ambientes diversos. Selecionamos dicas para você cuidar bem da kaizuka!

Sol e solo

Seu cultivo deve em solo fértil, que seja bem drenável, de preferência enriquecido com matéria orgânica. Além disso, é imprescindível que essa localização tenha a incidência plena da luz solar.

A saber, a kaizuka é tolerante à salinidade e logo após se estabelecer garante a tolerância também a períodos de seca. Ainda assim, deve receber regas regulares.

É essencial que a planta esteja sob luz solar intensa durante a maior parte do ano, mas não no verão. Nessa época e em dias bastante ensolarados, segundo especialistas, é recomendado que a planta só tome sol indiretamente ou pelo menos na faixa do meio dia, quando o sol está muito forte.

Decoração com a planta kazuka
Como cuidar de kaizukas? Confira as informações a seguir!

Primavera

A rega durante a primavera é melhor que seja feita assim que a terra secar ou então quando não apresentar umidade no substrato.

Verão

No verão, obviamente, as temperaturas sobem bastante e por isso é necessário regar a kaizuka todos os dias. Passando dos 25º é indicado que se faça isso, aliás. Entretanto, tome cuidado para não deixar o vaso encharcado. Regue e se no dia seguinte a terra ainda estiver úmida, evite a rega e só a faça quando ela estiver seca.

Decoração com a planta kaizuka
Arbustos de kaizukas têm sido muito usados atualmente

Inverno

No inverno ou em períodos de frio mais intenso recomendamos que se regue com mais cautela. Quando se deixa a terra muito úmida a probabilidade de aparecer fungos e bactérias, que podem prejudicar a saúde de sua planta.

Nessas épocas frias também, as folhas internas da kaizuka costumam se queimar e secar. Sendo assim, você pode retirá-las para ajudar no desenvolvimento das folhas saudáveis.

Adubos

Outro fator importante é quanto a sua adubação. Ela deve ser feita com adubos orgânicos, de preferência que façam uma decomposição lenta.

De acordo com especialistas, o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) 10-10-10 ou o 10-05-10 são os mais indicados.

A saber, esses adubos podem ser facilmente encontrados em lojas de jardinagem.

E se você está se perguntando sobre a troca de terra, saiba que ela pode ser feita de 4 em 4 anos. É o período básico para ela chegar a crescer além do vaso.

Vale lembrar que ela não precisa ser colocadas em vasos grandes. Pode facilmente se adaptar a qualquer tipo de vaso.

Decoração com a planta kaizuka
Área da piscina com diversas dessas plantas

Apartamentos

Como falamos anteriormente, é muito comum de vermos essas plantas cultivadas em apartamentos, cômodos pequenos ou então escritórios. Isso se deve ao fato dela ter alta capacidade de adaptação.

Se o seu intuito for mantê-la dentro de casa, lembre-se de que o local escolhido deve ter bastante incidência da luz solar e circulação de ar.

Passo a passo do plantio e cultivo

1- Como deve ser o plantio:

  • Abra covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda de kaizuka.
  • Em cada cova, acrescente 2 kg de composto orgânico, esterco curtido ou então húmus de minhoca.
  • Misture esse composto com o solo.
  • Caso não tenha adubo orgânico, segundo os especialistas você pode apostar em 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme.
  • Todo esse procedimento precisa ser feito 3 dias antes do plantio.
  • Regue a cova 1 vez por dia durante este 3 dias. Isso evita que o adubo não queime as raízes.
Decoração com a planta kaizuka
Crie uma área verde no canto de sua casa

2- Cuidados com as mudas:

O local onde você irá plantar é seco e com sol na maior parte do dia? Então é indicado plantar as mudas de Kaizuka em saquinhos pretos utilizando solo adubado e que possua boa drenagem.

Depois, coloque as mudas plantadas nos determinados saquinhos em um local sombreado, mas que tenham uma iluminação boa. O melhor lugar é aquele que tenha alguma sombra, como a que é feita por árvores, por exemplo.

Mantenha o solo dos saquinhos sempre úmido, mas tome a precaução de não encharcar. A planta deve se manter aí por cerca de 2 semanas. Nesse meio tempo as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local que você desejar.

No entanto, se o local for úmido e com alguma sombra, o plantio pode ser realizado normalmente, diretamente no local definitivo.

3- Manutenção:

É importante sempre retirar as plantas daninhas que forem crescendo muito próximas às mudas, principalmente no período inicial do desenvolvimento, que costuma ocorrer no primeiro ano.

Também é aconselhado evitar o adubo fique em contato direto com os brotos para não ocorrerem queimaduras.

Decoração com a planta kaizuka
Aposte no paisagismo com uma planta assim

Decoração com kaizuka

Agora que você já ficou craque sobre os cuidados com a planta kaizuka poderá se inspirar bastante com ideias de decoração.

Você pode usar essa planta, seja bonsai ou não, em jardins diversos, incluindo os de inverno. Portanto, na área externa ou interna de sua casa.

Também é uma boa para varandas de apartamentos, áreas da piscina, varandas gourmet, banheiros, entre tantos outros cômodos.

E como falamos anteriormente, pode ser colocada em escritórios e demais estabelecimentos comerciais, desde estes locais tenham a incidência da luz solar.

Conheça a seguir dicas de decoração com kaizuka:

Decoração com a planta kaizuka
Fachada com essa planta incrível
Decoração com a planta kaizuka
É considerada uma das plantas mais ornamentais do mundo
Decoração com a planta kaizuka
Aposte nela para o jardim de sua casa!
Decoração com a planta kaizuka
Conforme elas crescem, vão adotando novas formas
Decoração com a planta kaizuka
Combine dois exemplares na frente de sua casa, assim como na foto
Decoração com a planta kaizuka
Mudas de kaizukas
Decoração com a planta kaizuka
Fachada de casa com plantas lindas
Decoração com a planta kaizuka
Pode-se também decorar muros
Decoração com a planta kaizuka
Decoração com a planta kaizuka
Decoração com a planta kaizuka
Três ideias de decoração com kaizukas
Decoração com a planta kaizuka
Combine essa planta com outras espécies
Decoração com a planta kaizuka
Há exemplares que crescem bastante!
Decoração com a planta kaizuka
Kaizukas criadas em estufas
Decoração com a planta kaizuka
Entrada da cidade paulista de Holambra
Decoração com a planta kaizuka
Kaizukas para o paisagismo de cidades
Decoração com a planta kaizuka
Procure mudas em sua cidade!
Decoração com a planta kaizuka
A beleza de suas formas diferencia qualquer projeto
Decoração com a planta kaizuka
Os modelos bonsai são graciosos!
Decoração com a planta kaizuka
Algumas atingem uma altura grandiosa
Decoração com a planta kaizuka
Cinturão verde com kaizukas
Decoração com a planta kaizuka
Modelo de kaizuka ornamental
Decoração com a planta kaizuka
Planta com um visual diferente
Decoração com a planta kaizuka
Jardins, assim como praças podem ter kaizukas
Decoração com a planta kaizuka
Elas são perfeitas para entradas de casas
Decoração com a planta kaizuka
Leve mais charme para sua casa com uma planta assim!
Decoração com a planta kaizuka
Vaso com kaizuka para o apartamento
Decoração com a planta kaizuka
Modelo de kaizuka com folhagens amareladas

E então, gostou de conhecer mais sobre a kaizuka? Qualquer dúvida que tiver sobre seu plantio, cultivo e decoração com a planta deixe um comentário abaixo.

Aproveite para ler também:

Plantas Artificiais – 65 Ideias na decoração + dicas e cuidados!

Plantas para Jardim – Como escolher? 20 Melhores tipos e espécies!

Árvores para calçadas – As 18 melhores e mais bonitas espécies!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Esperamos por você!


você pode gostar também
1 comentário
  1. Ricardo Diz

    Plantei kaizukas em uma floreira , em frente ao meu muro de casa, 20 kaizucas de dois metros e meio aproximadamente, distantes um do outro uns 25 a 30cm , com objetivo das plantas se encontrarem e fechar completamente o muro. De altura as plantas estap sufocientes para mim, porem fostaria que elas ficassem com maior volume nas laterais, ja faz um ano que estão nessa floreira e ainda não se encontraram ! Sera que por ser floreira falta nutrientes ? Ou o crecimento é mesmo demorado ? A limitacão dentro da floreira impede o crescimento horizontal ? O que fazer ?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.