Mini Cactos – 8 dicas para cuidar com carinho dos seus mini cactos!

Se você gosta de plantas e tem muita vontade de decorar seus cantinhos com elas, mas tem receio ou não possui muito tempo disponível para os cuidados, os mini cactos podem ser a sua solução ideal!

Com necessidades bem básicas e uma excelente resistência, essas fofuras tem conquistado cada vez mais lares e até mesmo ambientes de trabalho. Além de dar um toque verde e lindo ao espaço, os mini cactos podem ser colecionados e encontrados em diversas formas e cores diferentes.

Ou seja, há grandes chances de você se viciar nessas plantinhas e querer tê-las em todo lugar! Além disso, os mini cacos são opções incríveis de lembrancinhas ou presentes criativos e divertidos.

Que tal saber mais sobre os cuidados necessários e conhecer os tipos disponíveis no mercado? Para te ajudar nisso preparamos um pequeno guia prático e fotos lindas para você se apaixonar!

Quer saber mais? Então é só continuar a leitura e conferir! 😉

Tópicos

mini cactos

Motivos para ter mini cactos em casa

Ter plantas em casa traz diversos benefícios para os moradores, como purificação e melhora do ar, efeito de relaxamento com o contato com a natureza, entre outras vantagens. No entanto, com a correria do dia-a-dia ou até mesmo pela falta de espaço, ter um jardim pode não ser uma opção.

Nesse caso, adotar plantas em vasos para decorar e dar um toque verde ao ambiente é uma alternativa linda e eficiente. No caso dos mini cactos, além do aspecto estético e de ser uma grande tendência, a boa resistência da planta é ideal para quem precisa de praticidade.

Podemos classificar os principais benefícios em 5:

1. Toque de natureza para quem não pode ter um jardim

Se o seu problema é a falta de espaço, os mini cactos poderão encantar seus ambientes sem prejudicar essa questão. Sendo assim, tamanhos médios e pequenos podem ser posicionados em estantes, janelas, mesas e outros locais em que a planta se sinta suprida em relação a luz.

Por ter um aspecto decorativo muito fofo e tendência, os mini cactos podem ser usados em qualquer lugar da casa, desde sala, quartos até banheiros. Se você tem um escritório em casa, por exemplo, essas lindezas deixarão o ar do ambiente mais leve e relaxante.

Desse modo, você consegue trazer o toque da natureza para o seu lar mesmo sem ter um enorme espaço disponível para isso. Morar em apartamento não é mais desculpa para não ter plantinhas em casa!

2. Fácil cuidado e manutenção

Os mini cactos são exigem cuidados muito constantes com a rega e oferecem ótima resistência a ambientes diferentes. Por isso, os cuidados são bem simples e quase não existe necessidade de manutenção.

Por não terem folhas como as plantas mais comuns, não há necessidade de poda nem de aparar estruturas. No caso de algumas suculentas, basta retirar as folhas que vão envelhecendo e secando com o tempo.

3. Perfeito para quem não tem tempo ou habilidades com plantas

Através desses cuidados simples e fáceis, não será preciso demandar muito tempo para cuidar de suas plantinhas e mantê-las bonitas. Ou seja, mesmo que você tenha uma vida corrida, poderá contar com todo o encanto dos mini cactos em seu lar.

No entanto, existem ainda pessoas com tempo e espaço, mas sem muitas habilidades para cuidas das plantas e fazê-las se desenvolver. Com isso, evitam de comprar e adquirir esses itens mesmo gostando e querendo tê-los no ambiente.

Para essas pessoas, os mini cactos também são opções incríveis e ideais, pois eles não exigem muitos conhecimentos ou técnicas especiais. Sendo assim, basta regar uma vez por semana e manter os vasos perto da luz!

4. Enriquecem sua decoração

Como os mini cactos são cultivamos de modo geral em vasinhos ou terrários, a questão decorativa se destaca bastante nesse tipo de planta. Sendo assim, é possível combinar as cores dos vasos com o restante de sua decoração, enriquecendo esteticamente os ambientes.

Vasos desenhados, com formatos geométricos e com cores metalizadas estão super em alta. Além disso, esses modelos são perfeitos para compor estilos minimalistas e contemporâneos.

As composições com vários mini cactos em aquários, também conhecidos como terrários, darão um toque super sofisticado e requintado aos seus espaços!

5. São plantas baratas e com várias opções

Outro grande motivo para ter os mini cactos em casa está no excelente custo-benefício que eles oferecem, com preços baixos e variados para todos os bolsos!

Além disso, as opções de formatos, cores e presença de flores diferentes possibilitam a criação de coleções lindas e charmosas. Você pode combinar vasos e desenhos diferentes, alternando tamanhos, formatos e espécies diversas.

Algumas pessoas gostam tanto desse tipo de plantinha que fazem verdadeiras coleções e espalham pela casa de forma harmoniosa e encantadora!

Fotos e tipos de mini cactos

Confira a seguir alguns dos principais tipos de mini cactos para se inspirar e escolher as melhores opções para decorar seus espaços!

Mini cactos com pelos

As versões com pelos são mais exóticas e diferentes, ideal para quem tem um estilo de decoração mais ousado e alegre. Além disso, elas dão um ar mais fofo e destacado aos seus vasinhos.

mini cacto com pelos

Mini cactos com flores

Alguns tipos de mini cactos podem florir e apresentar cores e formatos diferentes em suas flores. No entanto, é normal que a floração dure apenas um período, ficando somente o cacto verde na maior parte do tempo.

Ainda assim, essas alternativas com flores são super lindas e alegres. Por isso, vale a pena se a intenção é dar um ar mais delicado e divertido em seus ambientes!

Mini cactos redondos

Os formatos redondos também são bem populares, ficam maravilhosos em vasinhos decorados e dão um toque delicado na decoração.

Como cuidar corretamente de mini cactos

Apesar de serem plantas extremamente fáceis de serem cuidadas, os mini cactos ainda possuem necessidades específicas. Confira a seguir como oferecer o melhor ambiente para o desenvolvimento de suas plantinhas!

Solo ideal

O solo ideal para os mini cactos deve ser preparado com argila, folhas trituradas e areia grossa. Desse modo, ele oferecerá uma melhor drenagem, ou seja, a água não se acumulará, evitando de apodrecer as raízes.

A drenagem da água precisa ser bem feita, pois os cactos não suportam muita água nem solo encharcado. Por já acumularem muito líquido, o excesso desse elemento pode causar podridão e até mesmo levar ao desenvolvimento de doenças.

Com um solo bem preparado, seus mini cactos terão uma longevidade de até 5 anos sem precisar ser adubado! No entanto, para estimular o desenvolvimento e a floração, você pode adicionar fertilizantes especiais sólidos ou líquidos.

Muita água ou pouca água?

Os mini cactos precisam de pouca água para se desenvolver. Sendo assim, o ideal é realizar a rega apenas uma vez por semana.

Além disso, os talos são super sensíveis a água e podem apodrecer facilmente. Por isso, na hora de regar seu vasinho, molhe sempre o substrato e jamais o cacto em si!

Sol ou sombra?

Por serem bem resistentes, os cactos se adaptam bem às condições adversas, como exposição direto ao sol. No entanto, o ambiente preferido dessas plantinhas são locais ventilados e uma boa luminosidade.

Locais como janelas ou outros próximos a entradas de ar são boas opções para posicionar seus vasinhos. Além disso, você ainda pode usá-los para decorar quartos, banheiros ou escritórios, basta mantê-los próximos a luz.

Mini cactos na decoração

Confira a seguir mais algumas fotos dos mini cactos usados para enriquecer as decorações!

Vasos individuais

mini cactos em vasos individuais

Terrários

mini cactos em terrário

Mini jardins

Mini cactos para lembrancinha

Esperamos que essas dicas e fotos tenham colaborado e te inspirado para dar um toque especial de natureza em seus ambientes. Aproveite a tendência dos mini cactos e comece agora mesmo sua coleção!

Se você gostou do artigo, não deixe de conferir as outras matérias do nosso blog para mais inspirações e dicas de decoração e estilo de vida.

E para qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.