Lavabo e banheiro embaixo da escada – 30 Ideias com dicas incríveis!

Um lavabo ou banheiro embaixo da escada pode ser uma solução excelente para otimizar o ambiente. Se você tem esse cantinho livre em sua casa, pode transformá-lo em um local útil a partir de uma pequena obra.

É muito comum não saber o que fazer com o vão que fica abaixo de escadas. E muitas vezes ele acaba ficando ocioso ou se tornando um lugar para acumular a típica bagunça.

Lavabos e banheiros embaixo da escada

Por que não então dar uma funcionalidade a esse espaço? Se o andar de baixo ainda não tem um banheiro ou pelo menos um lavabo, construir um pode ser uma ótima ideia.

Mesmo se já tiver banheiro, caso a residência tenha um fluxo grande de pessoas diariamente, é interessante investir em mais um banheiro.

E como se trata de uma área com tamanho reduzido, espera-se que o valor dessa construção seja compatível. Ou seja, não será um gasto exorbitante. Dá para realizar um projeto econômico, básico, mas sempre combinando com a decoração local.

Lavabos embaixo da escada 1

Lembrando que o lavabo é aquele ambiente destinado para o uso somente do vaso sanitário e da pia. Não há chuveiro / banheira neste caso. Pode ser um modelo mais indicado para quem precisa adicionar apenas mais um wc para as visitas.

Assim não seria necessário que um convidado suba nas regiões privadas da casa, onde geralmente estão os quartos.

Também dá para se pensar em um banheiro completo, com área para banho. Tudo vai depender da necessidade que se tem e isso só quem vive na casa pode saber.

banheiros pequenos embaixo da escada

De um modo geral, aproveitar o espaço embaixo da escada é algo que pode dar uma outra cara a qualquer projeto. Em vez de deixar esse canto esquecido ou sem uma função definida, você dá a ele uma utilidade, de fato.

Tópicos

O que acha de descobrir com a gente formas de criar um lavabo ou banheiro embaixo da escada? Elaboramos esse post sobre o tema com muitas dicas e imagens de inspiração. Confira já!

Fotos e ideias de banheiro embaixo da escada

Muita gente tem o desejo de fazer algo embaixo da escada, mas não sabe exatamente o quê. E há também quem já tenha em mente em construir um banheiro nesse local, todavia, não sabe como fazer isso.

Banheiros são úteis, isso não há como negar. Principalmente quando se tem muitos usuários circulando pela área todos os dias ou se recebe muitas visitas.

Devemos dizer que os banheiros / lavabos no vão da escada podem ser funcionais não só para residências, mas também para escritórios e ambientes comerciais, como lojas.

Lavabos pequenos embaixo da escada

Por onde começar?

O primeiro passo na construção de um lavabo ou banheiro embaixo da escada conferir a estrutura para a instalação da parte hidráulica. É primordial analisar isso, de preferência com a ajuda de um especialista na área.

Logo após isso, se tiver tudo ok para transformar o local em banheiro, você pode pensar nos seguintes quesitos:

  • Dimensão da obra – Tire as medidas e tenha na ponta do lápis o tamanho que terá seu futuro banheiro.
  • Pesquise e defina as peças hidráulicas – Faça cotação de canos, bombas, pia, vaso sanitário, chuveiro, ralo, etc. Tire dúvidas com o profissional responsável pela obra.
  • Determine um estilo de decoração – Pensar em um estilo ajuda a decorar o ambiente muito mais fácil. Pode otimizar a escolha das louças que vão compor o espaço, o design do chuveiro, da banheira, o tipo de revestimento, de piso, as cores, etc.
lavabo estiloso embaixo da escada
Lavabos estilosos embaixo da escada
  • Escolha uma paleta de cores – Tendo um estilo definido, já dá para determinar uma paleta de cores para compor o décor. O ideal é ter uma cor para protagonizar e uma ou duas para agregar.
  • Iluminação – Não se esqueça de por em sua lista as peças para a iluminação do banheiro / lavabo. Como está situado embaixo da escada, tende a ser naturalmente escuro, muitas vezes sem possibilidade de ter janela.
  • Aberturas – Caso seja possível, implemente no projeto uma janela para deixar o local mais ventilado. A porta também merece atenção, podendo ser de correr, camarão, sanfonada, de abrir para fora ou dentro, enfim, tudo depende de como for o projeto.

Lavabos embaixo da escada

Abaixo você pode conhecer diversos modelos de banheiros e lavabos para se inspirar. Selecionamos projetos pequenos, com box e outras opções que vão lhe ajudar nessa empreitada. Acompanhe!

Pequeno

Decorar pequenos espaços pode se tornar um desafio. Há estratégias para não deixar o ambiente desconfortável e apertado visualmente, além de peças que proporcionam maior comodidade para o usuário.

Banheiros pequenos precisam ser otimizados, ou seja, ter tudo o que precisa, mas de forma prática e funcional. Para isso, pesquise bem o tipo de pia e vaso sanitário, além da disposição desses itens. Apostar em uma pia de canto pode ser interessante para aproveitar bem.

lavabos bem pequenos embaixo da escada
Dois lavabos bem pequenos embaixo da escada

Uma grande reclamação nesse tipo de lavabo é a dificuldade que se tem para acessar o vaso ou a pia. Fechar e abrir a porta também pode ser incômodo caso não seja bem estudado. Por isso que portas de correr e sanfonadas estão entre as mais pedidas.

A ventilação do local é super importante mesmo que seja um lavabo pequenino. Se não der para colocar uma janela, dê preferência a uma porta ampla. Colocar um exaustor de ar também é uma solução.

Veja modelos de banheiros e lavabos pequenos embaixo da escada a seguir:

espaço embaixo da escada com banheiro
Espaço embaixo da escada com banheiro

Lavabo verde embaixo da escada lavabo só com vaso

lavabo embaixo da escada

lavabo embaixo da escada simples
Lavabo embaixo da escada simples
lavabo embaixo da escada com espelho
Lavabo embaixo da escada com espelho
Lavabo com papel de paredeembaixo da escada
Lavabo com papel de parede embaixo da escada
Lavabo clássico embaixo da escada
Lavabo clássico embaixo da escada
lavabo bem pequeno
Lavabo bem pequeno otimizado
Inspiração de banheiro embaixo da escada
Inspiração de banheiro embaixo da escada
banheiro estreito embaixo da escada
Banheiro estreito embaixo da escada
banheiro embaixo da escada com parede quadriculada
Banheiro embaixo da escada com parede quadriculada
Banheiro decorado embaixo da escada
Banheiro decorado embaixo da escada
Vários banheiros embaixo da escada
Vários banheiros embaixo da escada

Com box

Outra alternativa é o banheiro com box no caso de precisar ter chuveiro ou banheira. Trata-se de um projeto mais complexo, feito com cautela para que ofereça comodidade para o usuário.

Como todos sabem, o box isola a região do banho, evitando que caiam respingos de água para fora, molhando o restante da área.

Se você pensa em criar um banheiro completo embaixo da escada, considere colocar um box para deixá-lo mais limpo e organizado.

Leia mais sobre o tema: Box para Banheiro – 60 Ideias de decoração + Tipos e modelos!

Conheça a seguir modelos de banheiros embaixo da escada com box:

Banheiro embaixo da escada com box simples
Banheiro embaixo da escada com box simples

Banheiro embaixo da escada com box

Banheiro grande embaixo da escada com box
Banheiro grande embaixo da escada com box

box em banheiro embaixo da escada

Outros

Ainda há muito mais ideias de banheiros e lavabos embaixo da escada para você conhecer. Além de todos os que mostramos acima, selecionamos outras opções para inspirar a criação de seu projeto.

Confira!

banheiro embaixo da escada com porta amarela
Banheiro embaixo da escada com porta amarela
banheiro embaixo da escada rústico
Banheiro embaixo da escada rústico

banheiro embaixo de uma escada

banheiro moderninho embaixo da escada com banheira
Banheiro moderninho embaixo da escada com banheira

banheiro moderno embaixo da escada

banheiro vintage grande embaixo da escada
Banheiro vintage grande embaixo da escada
Banheiro amarelo embaixo da escada
Banheiro amarelo embaixo da escada
iluminação de led no banheiro embaixo da escada
Iluminação de LED no banheiro embaixo da escada
lavabo embaixo da escada com parede de pallet
Lavabo embaixo da escada com parede de pallet

E então, o que você achou de nosso post sobre banheiro embaixo da escada? Esperamos que tenha gostado!

Aproveite para ler também:

Banheiro simples e bonito – 80 Projetos lindos, práticos e econômicos!

Banheiros Decorados – 65 Ideias e Dicas Fantásticas de Decoração!

Banheiro Pequeno – Dicas de Como Decorar + 77 Ideias Magníficas!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre decoração.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.