Horta Vertical (Suspensa) – 75 Ideias perfeitas para fazer em casa!
Você gostaria de plantar seus próprios temperos, mas nunca põe em prática por falta de espaço? Isso pode ser resolvido com uma horta vertical, já ouviu falar?
Essa horta, como o próprio nome indica, é montada verticalmente em uma parede, uma estrutura específica ou até mesmo de forma suspensa, pendurada no teto.
Está super na moda investir em uma horta assim atualmente. Tornou-se uma tendência tanto para casas quanto apartamentos, principalmente quando não se tem uma área disponível para cultivar um canteiro de modo convencional.
É uma alternativa também para quem busca uma maneira prática de plantar seus temperos e demais hortaliças pequenas. Assim, sobra espaço para fazer um outro tipo de horta para plantio de alimentos maiores ou de um jardim, por exemplo.
O mais interessante é que existem muitas ideias para construir a horta vertical, bem como suspensa. Dá para usar materiais recicláveis, vasos coloridos, artesanais ou comprados, na parede ou pendurados, enfim, uma variedade de opções para seguir.
Quer conhecer mais sobre hortas verticais? Então fique com a gente neste artigo! Nós selecionamos as principais dicas e inspirações para você ter um canteirinho incrível sem tomar espaço e com forte potencial decorativo. Leia mais!
Tópicos
O que plantar em horta suspensa?
O conceito de horta suspensa já está tão disseminado que muita gente já está com o intuito de ter uma em casa ou no apartamento. Falta de espaço não é mais desculpa para não ter uma hortinha saudável.
Mas muita gente não põe essa ideia em prática por falta de informações precisas sobre como montar a estrutura, assim como o que plantar. Afinal, quais são as plantas que são ideais para esse tipo de horta?
Vamos então acabar com esse mistério. Veja abaixo as principais indicações para você plantar na sua nova hortinha vertical orgânica:
Hortaliças
Sem dúvidas, as hortaliças são as melhores alternativas para a horta vertical. Podemos citar entre as melhores, por exemplo:
- Todos os tipos de alface
- Mini rúcula
- Mini agrião
- Tomilho limão
- Manjericão
- Orégano
- Sálvia
- Alecrim
- Pimenta
- Cebolinha
- Hortelã
- Salsa
- Coentro
- Rúcula
- Almeirão
- Calêndula
Essas são algumas opções de temperos e verduras que você pode plantar em recipientes que geralmente são pequenos. Ou seja, não têm muito espaço para que as raízes cresçam. A partir daí você já pode conhecer a seguir alimentos com raízes curtas, que são perfeitas para esse estilo de horta.
Raízes curtas
Além dessas, você pode investir em alimentos de raízes curtas, que, claro, são as mais indicadas para pequenos vasos e demais recipientes usados em hortas verticais.
- Pimentão
- Tomate-cereja
- Couve-flor
- Alho
Certamente esses alimentos também vão lhe ajudar muito em suas receitas do dia a dia.
Para locais com pouca luz somente indicamos:
- Hortelã
- Capuchinha
- Tomilho
- Salsa
- Cebolinha
Essas são as únicas plantinhas que se adaptam a lugares que não têm muita incidência da luz solar, como em ambientes internos.

Bom, você pode perceber que há uma grande variedade de temperos e alimentos que podem ser cultivados em hortas verticais. Sendo assim, é mais uma razão para investir nessa tendência!
Agora acompanhe os tópicos a seguir para descobrir formas de como criar essa hortinha, como aproveitá-la na decoração de seu lar, entre outas dicas!
Fotos e inspirações de horta vertical
O principal motivo para se investir em uma horta vertical é a economia de espaço. Como ela é montada verticalmente, pode ser colocada em qualquer canto, de qualquer dimensão.
Ou seja, você consegue plantar o que precisa para o consumo do dia a dia sem precisar ter “metros quadrados” disponíveis para isso.
Em uma parede simples, seja de seu quintal, sua sacada ou até mesmo do interior de seu apartamento, dá para fixar vasinhos na parede ou suspendê-los no teto.
Para isso, é recomendado que se coloque uma base, pois dessa forma os vasos e outros recipientes serão acoplados nela e não diretamente na parede. É uma maneira de manter a integridade da parede.

Essa base pode ser feita, por exemplo, com:
- Pallets
- Réguas de madeira
- Painel de madeira
- Grade de ferro
- Grade de aço
- Bambus
- Sapateira de tecido / plástico (vide foto acima)
São algumas das ideias mais usadas por aí na hora de elaborar esse canteirinho verde.
Outros elementos super importantes são os recipientes para o plantio das mudas. Que podem ser diversos. Por exemplo:
- Vasos tradicionais
- Cachepôs
- Canos de PVC
- Garrafas PET
- Latas de alumínio
- Cocos secos
- Jardineiras
- Potes de vidro
Leia mais sobre o assunto: Vasos Decorativos – 70 Modelos lindos para decorar os ambientes!
Use e abuse da criatividade para poder plantar seus temperos favoritos com total estilo. Uma dica é tentar combinar com a decoração já escolhida para o ambiente, como as cores e o estilo dos vasos, por exemplo.
Selecionamos tópicos que mostram os principais modelos de hortas verticais. Fique por dentro e inspire-se!
Com pallets
Os pallets têm sido muito usados na decoração de ambientes, sejam internos ou externos. Geralmente são produzidos com madeira pinus, que oferece bastante resistência às peças.
Sendo assim, é uma excelente alternativa para você que visa fazer um painel para jardim ou horta vertical.
Você pode pregar, parafusar ou amarrar os vasos / recipientes escolhidos para a sua hortinha.
Lembrando que se esse material for ficar exposto ao tempo, é necessário passar um produto selador que proteja contra a umidade e aparecimento de fungos. O verniz também ajuda a isolar a madeira e garantir que ela dure bastante tempo.
Inspire-se com ideias de hortas verticais feitas com pallets:








Com PVC
Os canos de PVC podem ser reaproveitados para a sua horta vertical (suspensa), sabia? Eles são perfeitos para fazer o plantio de pequenas mudas, como é o caso dos temperos citados anteriormente aqui no post.
Uma ideia é cortar os canos na altura que você deseja, podendo ser de tamanhos diferentes para resultar em um efeito visual bacana.
Outra dica é utilizar os canos na horizontal inteiros, interligando as terras e, consequentemente, as raízes.
Entenda melhor como pode ser feita essa horta conferindo as imagens abaixo!









Com garrafa PET
Outro material que pode ser reciclado para a horta residencial é a garrafa PET. Que tal evitar de jogar esse lixo fora, transformando-o em peças úteis para o dia a dia?
Você obtém algo que vai te ajudar bastante na rotina e ainda faz sua parte quanto à preservação da natureza.
Qualquer tipo, cor e tamanho de garrafa PET pode se tornar vasos e jardineiras para hortas. Essas garrafas também podem ser colocadas em pé, deitadas ou de cabeça para baixo.
Para personalizar esse material, dá para usar muitos materiais. Por exemplo: tinta para pintá-lo ou tecido para revesti-lo, O EVA também pode ser usado para esse artesanato.
Leia mais sobre o assunto: Vaso de garrafa PET – 70 Ideias lindas e sustentáveis para fazer já!
Dê uma olhadinha nas hortas verticais e / ou suspensas utilizando vasos de garrafas PET:









Com madeira
Como falamos anteriormente, a base para horta vertical pode ser feita de madeira – réguas ou placas. De uma forma ou de outra você consegue garantir sofisticação a esse projeto.
O cuidado fica por conta do impermeabilizante e anti-cupim que devem ser aplicado na peça de madeira utilizada, sobretudo se ela for colocada em ambientes externos.
Também há jardineiras feitas em madeiras cheias de classe para você investir para essa horta.
Uma ideia bacana é escolher o tipo de madeira de acordo com o estilo de decoração do local. As de demolição ou com pátina, por exemplo, são lindas para decorar ambientes rústicos. As envernizadas, por sua vez, complementam espaços modernos.
A melhor notícia é que a madeira é atemporal e extremamente versátil. Ou seja, ela combina com qualquer estilo decorativo, assim como cores e texturas.
Veja a seguir modelos de hortas verticais decoradas com madeira:







Para apartamento
As hortas verticais não são uma exclusividade de casas. Elas também podem ser criadas também em apartamentos, mesmo que eles sejam pequenos.
Se você mora em um apartamento com sacada, pode aproveitar essa área para plantar temperos e colocar os vasos verticalmente em uma parede.
Se não possui sacada, dá para elaborar um projeto bem bacana utilizando alguma parede ou coluna do interior do imóvel mesmo.

Caso essa horta não fique próximo da incidência da luz solar pelo menos uma vez ao dia, é recomendado escolher plantas / temperos que não precisem de tanta iluminação para sobreviver. Citamos quais são essas hortaliças no tópico sobre o que plantar.
As que são suspensas, fixas no teto, também são ótimas pedidas para apartamentos, seja na sacada, na cozinha, na sala ou em algum outro espaço.
Inspire-se com ideias incríveis de hortas verticais ou suspensas perfeitas para montar em apartamento:










Como fazer uma horta vertical: Passo a passo
Depois de conhecer o que pode-se plantar na horta vertical e muitas ideias de decoração, que tal aprender um passo a passo completo? Fique por dentro!
E então, gostou de conhecer mais sobre horta vertical? Essa tendência promete ficar em alta por muito tempo, o que acha de investir nela para ter uma vida mais saudável e nutritiva? Qualquer dúvida que tiver, deixe um recado para nós!
Aproveite para ler também:
Jardim Vertical – 70 Ideias apaixonantes + Dicas para começar o seu!
Jardim embaixo da escada – 45 Decorações lindas e impressionantes!
Decoração faça você mesmo – 72 Ideias de DIY incríveis para fazer!
Até uma próxima vez!